PNL e Saúde

PNL e Saúde

PNL e Saúde - Recursos da PNL para uma vida saudável
Título original: NLP and Health - Using NLP To Enchange your Health and Well-being
Editora: Summus
ISBN: 8532306012
Escrito por: Joseph O'Connor, Ian McDermott

É um livro tanto para quem quer melhorar a sua própria saúde como para quem trabalha com saúde.

É um livro prático, não pretende ensinar PNL e você não precisa saber nada sobre PNL ou medicina para compreendê-lo e utilizá-lo.

É um livro sobre saúde e cura, não sobre doença e tratamento.

Por considerarmos este livro muito importante vamos reproduzir aqui o Prefácio.

Prefácio

A "mágica" da Programação Neurolinguística - PNL - recebeu muita atenção na geração passada e aumentou a demanda popular pela aprendizagem e aplicação dos seus princípios em contextos cada vez mais amplos.

Em dezessete anos de utilização de técnicas de integração mente-corpo na medicina clínica, testemunhei muitos exemplos de aplicações dessas técnicas e métodos, "adequadas e bem-sucedidas" bem como "inadequadas e malsucedidas". Contudo, também testemunhei muitos casos de aplicações de técnicas de integração mente-corpo "inadequadas e bem-sucedidas", assim como "adequadas e malsucedidas" - incluindo o que poderíamos chamar de métodos formais da PNL. Portanto, esse canal para o sucesso não ocorre por meio da aplicação rígida e formal da "Técnica-X-específica para o problema-X-específico" - quer seja uma técnica de PNL ou outra qualquer.

As suposições Básicas, ou Pressuposições da PNL, também constituem seus Princípios Orientadores. O "principal princípio" é, na verdade, o respeito pelo modelo de mundo da outra pessoa!

Essas pressuposições são tão essenciais para o processos de aprendizagem da PNL como para a aplicação da disciplina. O processo simplesmente não pode funcionar se esses princípios forem violados.

Assim, reconhecemos uma série de princípios orientadores tais como: que todo comportamento tem uma intenção positiva subjacente; que todas as técnicas devem servir para ampliar a escolha percebida; que não existe fracasso, apenas feedback; que as pessoas têm todas as habilidades necessárias para alcançar o sucesso; que a pessoa com maior flexibilidade navegará melhor em situações problemáticas para alcançar a mudança desejada. Reconhecemos, também, que o fato de nos aferrarmos inflexivelmente a uma noção preconcebida da técnica necessária eliciará resistência no cliente/paciente e esse é um sinal de ausência de rapport. Portanto, o problema não é a resistência do cliente à mudança, mas um comunicador/praticante inflexível. E como o significado da comunicação é a resposta que eliciamos, o praticante deve ser flexível na interação para que o paciente atinja um estado de maior flexibilidade, maior escolha percebida, maior oportunidade de aprendizagem e maior expressão da própria capacidade para alcançar a mudança desejada.

Certo, mas, e daí?

Bem, uma vez que já temos dentro de nós tudo o que precisamos para ter sucesso, a aplicação de métodos de integração mente-corpo, como a PNL, simplesmente nos permite acessar e controlar com mais facilidade nossas habilidades para mudar. Se alguns dos princípios e habilidades da PNL puderem ser compartilhados e ensinados de maneira "desmistificada", clara e simples, então será dada uma contribuição ainda maior para a humanidade, pois isso permite que mais pessoas expressem essas habilidades e, assim, possam se desenvolver.

É isso que Joseph O'Connor e Ian McDermott realizaram neste livro.

Por meio de minha associação com o Dr. Deepak Chopra nos últimos dois anos (como ex-diretor médico associado do Center for Mind Body Medicine, atualmente Chopra Center for Well-Being), tive o grande privilégio de ser o principal clínico num ambiente que combinava diferentes tradições de cura, disciplina e métodos de integração espírito/mente/corpo.

Há algum tempo, descobri que as pressuposições da PNL estão de acordo com os princípios de comunicação e cura do Ama (toxinas) mental e emocional do self do Carata Samhita, antigo texto em sânscrito da Ayurveda, a Ciência da Vida, escrito há alguns milhares de anos! Apesar de a PNL parecer uma disciplina "nova", com apenas vinte anos de idade, sua essência foi reconhecida e aplicada em toda a historia da civilização. Para mim, foi natural adaptar e integrar seus princípios e práticas à ciência global e à prática da Ayurveda e da Medicina Mente-Corpo.

Atualmente, muitos praticantes de cura encontraram um confortável equilíbrio de processo de mudança neurolinguística dentro de um paradigma global de crescimento, transformação e evolução espiritual. Na verdade, é precisamente o "Espírito" das Pressuposições como princípios orientadores que cria o ambiente/estado para mudanças no qual as técnicas específicas da PNL podem ser eficazes.

Os autores compreendem e comunicam isso com clareza.

Estou impressionado com sua habilidade para desmistificar - reduzir conceitos complexos a uma estrutura de simplicidade, conservando, ao mesmo tempo, a eficiência e clareza necessárias. Realmente, é o domínio do mistério. Parabéns pelo seu trabalho.

O resultado é um guia de cura e mudança, bem escrito e de fácil absorção. É um grande benefício para todos nós - como praticantes de cura e alunos da vida. Convido-os a ler e aproveitar!

Dr. Enrico Melson
San Diego, Califórnia, Estados Unidos
Março de 1996

 

Para comprar: Livraria Cultura, Amazon
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Outubro de 2002

Categoria: