Livros de Boas Festas 2013

Livro do Mês - Dezembro de 2013

"Nenhum divertimento é tão barato quanto ler; nenhum prazer dura tanto."
Mary Wortley Montagu

Boas Festas 2013 O Natal se aproxima, as Festas de Fim e Início de Ano, estão em nossas portas com os votos de Boas Festas. As ruas estão coloridas com os motivos natalinos – Papai Noel nas principais esquinas, crianças solicitando fotos, balinhas e bombons aguçando a curiosidade infantil. No ar a música natalina embala nossos ouvidos. Golfinho, como faz todos os anos, desde 2004, presenteia seu leitor com uma lista de sugestões nas áreas de PNL, Hipnose, Coaching, -- todos relacionados como "Livro do Mês"-- no afã de contribuir com a ecologia humana. Livro, como se registra acima, além de ser de preço acessível, serve, se bem cuidado, para ser lido e relido por muitas gerações.

Iniciamos nossa sugestão sugerindo a instigante obra, Supercérebro - Como expandir o poder transformador da sua mente, de coautoria do consagrado médico indiano Deepak Chopra, publicado no Brasil pela Alaúde, de São Paulo. A obra mostra como a sintonia entre o cérebro e o processo mental é fundamental para o funcionamento saudável de nosso corpo.

COACHING TEEN - Coaching com PNL: potencializando futuras pessoas de sucesso, de Ritah Oliveira, publicação da Qualitymark, Rio de Janeiro. O livro dá oportunidade de aplicar vivencialmente diversas ferramentas, tarefas e experiências, tornando o leitor mais determinado e flexível, principalmente quando envolvido em diálogos com adolescentes. Uma excelente obra que uma brasileira, -- especialista em trabalhar com teens de todas as idades, – presenteia os pais, professores, assistentes sociais, etc.

Mestre das Emoções, de autoria do psicólogo brasileiro Odair J. Comin, edição da Giz Editorial, São Paulo, mescla filosofia, hipnose, e PNL. Odair Comin, pesca nosso interesse criativamente, dosando com concisão e precisão casos clínicos, e pressupostos que tonificam o envolvimento do leitor na geração de ecológicas mudanças. Planos e metas são propostos, as crenças criativas destacadas, alimentos orgânicos recomendados, a cura se transforma em autocura. O leitor é médico e paciente.

Transformando Pessoas, de Marcelo Felippe, Semente Editorial, Rio de Janeiro, é outra indicação de Golfinho. A obra, também de brasileiro, apresenta uma rica possibilidade de gerar ecológicas mudanças no leitor: começa perguntando se você gostaria de ser feliz, para apresentar a felicidade conceitualmente, e como fazer para ter. O leitor aprende a caminhar melhor seus sonhados caminhos, transformando-os em realidade.

Coaching com PNL para Leigos, edição da Alta Books, Rio de Janeiro, de autoria de Kate Burton, que com seu vasto conhecimento de PNL inicia o leitor com abordagens práticas, escoimando jargões que, não raras vezes, atrapalham a vivência dessa ciência e arte. Fazendo uso dos pressupostos da Programação Neurolinguística Kate Burton vai iniciando o leitor nas técnicas relacionadas ao coaching, ensinando vivencialmente padrões de comportamento, de como administrar estados emocionais, preparando o leigo para uma criativa agenda de mudança.

Mas há outras obras, inumeráveis obras, como as obras relacionadas em LIVROS DE BOAS FESTAS 2012, LIVROS DE BOAS FESTAS 2011, e/ou LIVROS DE BOAS FESTAS 2010.

As obras relacionadas enriquecerão a biblioteca de quem for presenteado, pela importância que elas representam como ricas fontes de aprendizagem do comportamento humano solidário, saudável, ecológico.

Feliz Natal, Boas Festas.

João Nicolau Carvalho, articulista de Golfinho.