Livro do Mês - Dezembro de 2017
Papai Noel caminha pelas praças, avenidas, shoppings e lojas. Um pouco mais magro, quiçá mais saudável. Os festejos natalinos e de início de ano se anunciam mais cautelosos. Sinal dos tempos.
Golfinho anualmente apresenta um elenco de obras de Programação Neurolinguística que considera importante para aprimorar a ecologia pessoal, aumentar a criatividade, a ética, humanizar a humanidade. E como melhoramos nossos comportamentos? Conhecendo e praticando pressupostos da PNL. Eis, abaixo, alguns livros de excelente qualidade para se presentear os amigos, ou presentear-se a si mesmo:
“Introdução à Programação Neurolinguística” - Como entender e influenciar as pessoas “, edição da Summus, São Paulo, é uma obra praticamente publicada em todos os principais idiomas do mundo. Um livro clássico, escrito por Joseph O’Connor e John Seymour, ambos autores/coautores de livros importantes, diversos publicados no Brasil. O’Connor foi, aliás, entrevistado por Golfinho.
“Programação Neurolinguística em 1 semana”, de autoria de Mo Shapiro, edição da Figurati, São Paulo é outra obra interessante para se praticar enunciados da PNL em uma semana: uma obra para o principiante de PNL testar um conjunto de ferramentas, técnicas e estratégias para aprimorar a sua vida.
Há que se recordar, também, que a ciclópica obra de popularização da PNL, best-seller em todo o mundo, continua disponível: “Desperte seu Gigante Interior”, de Tony Robbins, Editora Record, São Paulo, com singulares instruções “para que o leitor entenda os mecanismos e funcionamento da sua mente e aprenda a moldá-los de forma a alcançar sua potência máxima”. Bill Clinton, Nelson Mandela, Anthony Hopkins, entre outros usaram/usam as técnicas de PNL, propostas por Robbins, que os levaram a construir seu caminho para o sucesso e a realização pessoal.
A PNL é modelo aberto, sempre se modernizando. Richard Bandler, John Grinder, seus fundadores, continuam ministrando cursos, publicando livros. Robert Dilts, o casal Andreas, Michael Hall, Sue Knight, e tantos e tantos outros, escreveram/escrevem novas obras em torno do assunto.
Na Grã-Bretanha um autor vem se destacando na arte de popularizar a PNL, utilizando a televisão, rádio, internet, cursos e conferências, é Paul McKenna, que há mais de 25 anos investiga a felicidade. Segundo Mckenna há que se mudar “o modo como pensamos, introduzir algumas pequenas alterações à programação da nossa mente, para começarmos a sentir a diferença”.
“Eu Consigo Fazer-te Feliz”, “Mude sua Vida em 7 Dias”, “Deixe de Fumar Hoje”, “Controle o Stress”, “Eu posso fazer você emagrecer”, “Confiança Instantânea”, “Banda Gástrica Hipnótica”, “Eu vou te Enriquecer”, “Tu Consegues ser Brilhante”, “Tenha a vida que você quer” (prefácio de Richard Bandler”, são livros que permitirão a você gerar mudanças naquilo que você quer mudar: administrar o estresse, emagrecer, e assim por diante.
Se você está procurando algum livro que trata de relacionamento clique no “Livro do Mês – Novembro 2017”, ou desejar que alguém se apaixone por você, leia “Como fazer Alguém se Apaixonar por você em até 90 minutos”, também de Nicholas Boothman, Universo do Livro, São Paulo.
O catálogo de obras de Programação Neurolinguística é extenso. Golfinho lista em “Livros Classificados por Assunto” uma gama de títulos lançados no Brasil ou em Portugal, além de diversas obras em espanhol. E no “Livro do Mês” as obras de PNL e de Hipnose que se destacaram em forma e conteúdo.
Excelentes leituras. Belos presentes. Sucesso pessoal e profissional em 2018.
João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL.