60 Dias para Aumentar o Poder da Sua Mente

Capa do Livro

60 Dias para Aumentar o Poder da Sua Mente
Título original: Train Your Brain
Editora: Digerati Books
ISBN: 9788578730048
Escrito por: Ryuta Kawashima

Golfinho elegeu como Livro do Mês uma obra que, embora não se classifique como de PNL, é realmente adjacente ou complementar à Programação Neurolinguística. Trata-se de "60 DIAS PARA AUMENTAR O PODER DA SUA MENTE", edição da Digerati Books, de São Paulo, do mesmo grupo editorial que publica a revista "PNL Aplicada".

O autor do "Livro do Mês" é Ryuta Kawashima, renomado professor, médico e neurocientista japonês. Especialista em Neurofisiologia, mundialmente reconhecido pelos seus trabalhos de mapeamento cerebral, Kwashima vem desenvolvendo importantes estudos sobre como tarefas simples, tais quais realização de contas e leitura em voz alta, são capazes de deter o envelhecimento do cérebro e melhorar seu funcionamento. Em 2005, tornou-se mundialmente conhecido também fora dos círculos científicos ao criar o game "Brain Age".

Publicado em diversos países, somente no Japão foram vendidos mais de dois milhões de exemplares do presente "Livro do Mês" de Golfinho.

Como está explícito no título a obra faz um bom uso de uma premissa bem aceita: a atividade mental regular realizada de maneira disciplinada é benéfica para as funções cognitivas.

Livro bastante prático, profundamente ilustrado, o autor, utilizando técnicas didático-pedagógicas eficientes, nos alerta na Introdução que a função cerebral começa naturalmente a deteriorar depois dos 20 anos, assim como nossa força física e muscular diminui gradualmente com o envelhecimento.

Mas também nos garante que assim como você pode manter sua força física exercitando-se com regularidade, pode evitar a degradação da força cerebral ao fornecer estimulação diária ao cérebro.

Um livro condizente, portanto, com o famoso enunciado latino: "mens sana in corpore sano". Uma mente sã num corpo são.

Aprendido a fazer bom uso do livro, o leitor mergulha num lúdico programa para vivenciar durante sessenta dias. Você verifica inicialmente como está o funcionamento de seu cérebro; depois começa a treinar o cérebro durante alguns minutos durante todos os dias, avaliando suas conquistas a cada cinco dias.

Você agora está mergulhado numa jornada. Desnuda seu córtex pré-frontal, aprende a memorizar palavras, envolve-se com diagrama de nomes coloridos; cronometra suas conquistas – e assim vai agregando novas ligações neuronais, ampliando sua memória, o raciocínio, velocidade lógica, clareza – e saúde.

O livro coloca à nossa disposição um programa cientificamente desenvolvido para manter o cérebro jovem.

Segundo o Dr. Ryuta Kawashima o método por ele desenvolvido "consiste em exercícios diários de cálculos simples. Pode parecer simples demais para ser verdade, mas minha pesquisa tem mostrado que essa atividade agradável aumenta o fluxo sanguíneo de certas partes do cérebro e estimula a criação de vias neurais". Sessenta exercícios, alguns minutos por dia, e estamos evitando que nossas funções cerebrais deteriorem.

Obra de uma simplicidade genial, profundamente inovadora, altamente benéfica para nossas funções cognitivas. Deveria ser usada em nossas escolas, colégios e faculdades: ampliaria em muito o processo de aprendizagem.

Por outro lado, segundo vem de noticiar Golfinho, o jogo "Brain Exercise" produzido pelo Dr. Kawashima estará disponível brevemente para computadores. Deverá ser lançado em nosso país no dia 29 de maio corrente. Leia o livro: pratique. Depois jogue os exercícios com seus amigos no seu computador. Estará ludicamente ampliando suas funções cognitivas. E melhorando seu relacionamento. Sucesso!

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Master em TLT.

 

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Maio de 2009

Categoria: