As ideias contidas neste novo e revolucionário livro marcam o alvorecer de uma nova era na arte e na ciência de obter lucros - uma era caracterizada por mudanças constantes e aceleradas.
No clima atual dos negócios, prevalecem três mitos ultrapassados: o mito do tubarão, da carpa e da CPE (carpa pseudo-esclarecida), e impera a crença de que no ambiente das corporações e empresas só existem as seguintes opções:
1ª) buscar a vitória, sejam quais forem as consequências (tubarão);
2ª) evitar uma perda (carpa), ou
3ª) rumar precocemente para uma atitude que visa unicamente o lucro, mas não atende as necessidades de todos (carpa pseudo-esclarecida ou CPE).
Vencer na Era da Informação requer domínio de um tipo muito diferente de opção - a estratégia do golfinho. Esta estratégia se destina a suplantar comportamentos empresariais obsoletos à medida que ingressamos na última década deste século e deste milênio. Administradores engenhosos e homens de visão já estão adotando o comportamento do golfinho e obtendo resultados excepcionais.
Usando a adequada metáfora do golfinho para exemplificar o pensamento do período pós-New Age e os potenciais desafios dos anos 90, os autores Lynch e Kordis, da Brain Technologies Corporation, analisam as necessidades empresariais usando muitos pontos de vantagem de pesquisa do novo paradigma, desde as descobertas de Ilya Prigogine, laureado com o Prêmio Nobel, com suas estruturas dissipativas, passando pelas barreiras "bio-psico-sociais" de mudança, de Clare W. Graves, os estudos sobre os "horizontes temporais" de Elliott Jaques, a geometria fractal de Benoit Mandelbroit, até o trabalho de outros estudiosos do caos.
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