Administre seu tempo, administre sua vida

Capa do Livro

Administre seu tempo, administre sua vida
Título original: Managing Yourself, managing your life
Editora: Record
ISBN: 8501059293
Escrito por: Ian McDermott, Ian Shircore

ADMINISTRE SEU TEMPO, ADMINISTRE SUA VIDA, de autoria de Ian McDermott e Ian Shircore, publicado pela Editora Record foi, aparentemente, um dos poucos livros de PNL que fizeram parte da relação de livros lançados na Bienal de São Paulo. Ian McDermott é conhecido do leitor brasileiro: ele é coautor do clássico PNL e Saúde, editado pela Summus Editorial e traduzido para uma quase dezena de idiomas. Já Ian Shircore, embora autor e/ou coautor de diversas obras importantes, na área de treinamento e gerenciamento, nunca tivera um livro traduzido para o português.

Administre seu tempo, administre sua vida é uma dessas obras que a gente lê, não por obrigação de ofício, mas por prazer.

Os autores conseguiram, em 253 páginas, trabalhar a Programação Neurolinguística de uma maneira profundamente criativa, explanando os complexos pressupostos da PNL com uma simplicidade e uma didática de fazer inveja a qualquer professor de cursinho pré-vestibular, daqueles que conseguem prender a atenção da garotada do primeiro ao último minuto de aula. Com uma grande diferença: aqui o conteúdo permanece, penetra na memória longa, em função dos belos exercícios vivenciais que os autores vão, didaticamente, sem jargão, colocando à disposição do leitor. Os capítulos, os intertítulos, as metáforas, as ferramentas, o estilo jornalístico, que não se perdeu na tradução, vai propiciando ao leitor motivações para continuar a leitura até a última linha.

Mexendo com nossa vida no campo pessoal e profissional, abrindo nossos sentidos para o mundo, o livro é uma espécie de manual que nos ensina a gerenciar a vida com entusiasmo, transformando o que seria problema em desafios.

Na primeira parte, tomamos conhecimento dos segredos da PNL, o que ela pode fazer pelas pessoas, ser o motorista de si mesmo, saber associar-se ou dissociar-se do que acontece a sua volta, sem perder o rumo, o controle das coisas. Corpo, mente, e relacionamento, se ajeitando engenhosamente.

Na segunda parte, o curso da vida recebe uma iniciação para se mexer sem medo com o novo, com as transições e mudanças, com o rolar dos acontecimentos. Você está numa canoa, o rio poder ser caudaloso, mas você sabe controlar a embarcação - usufrua das belezas das margens, do balouçar sobre as ondas, os recursos ancorados o levarão ao estado desejado.

A última parte do livro, alerta-nos, numa metáfora singela, com cheiro de poesia, rica de conteúdo, que gerenciar é viver: gerenciar com sabedoria sua saúde; gerenciar com criatividade sua riqueza; gerenciar com desenvoltura os relacionamentos; gerenciar com habilidade o trabalho para que ele trabalhe para você; gerenciar o tempo para que você viva feliz a maior parte do tempo.

Comentário de João Nicolau Carvalho

 

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Junho de 2002

Categoria: