Contatos com tato

Capa do Livro

Contatos com tato
Título original: Making Contact
Editora: Gente
ISBN: 8573123028
Escrito por: Virginia Satir

Quantas vezes você pensou: devo falar agora? Quantas vezes achou que escondendo seus sentimentos, o relacionamento seria mais fácil? Inúmeras, com certeza. O ser humano convive com o medo de se relacionar ou tocar o outro. É comum guardarmos nossos sentimentos com receio de que sejamos mal interpretados. Dessa forma, amornamos um relacionamento que poderia ser muito feliz e saudável.

Virgínia Satir mostra como podemos nos livrar desse fantasma e viver mais próximos de nós e das pessoas com as quais convivemos diariamente. O primeiro passo é nos aceitar e prestar atenção ao que sentimos. Segundo a autora, para que haja uma mudança real dos paradigmas, é preciso ter bem claro como me sinto (auto-estima), como me conheço por meio do outro (comunicação), como trato meus sentimentos, se os atribuo a mim, se ajo de acordo com o que sinto (regras) e se estou disposto a fazer algo novo e diferente (correr riscos).

Virgínia enumera cinco liberdades que devem ter espaço em sua vida para que se estabeleça um contato de sucesso e com prazer: a liberdade de ouvir, de dizer o que sente e pensa, de sentir o que se sente, perguntar o que quer saber e arriscar. Ser sincero com os próprios sentimentos é a chave para o convívio pacífico com você e com o outro.

"Acredito que
o maior presente
que alguém
me pode dar
é
ver-me,
ouvir-me,
compreender-me e
tocar-me.
O maior presente
que eu posso dar
é
ver, ouvir, entender
e tocar
o outro.
Quando isso acontece,
sinto
que fizemos contato"

      Virginia Satir

 

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: