Escrito por:
Publicado em:
Você está atento ao que está acontecendo ao seu redor ou dentro de você? Ou está apenas simulando o jeito de viver? Ou está reagindo às oportunidades que estão por aí -- ou leva apenas um momento para escolher ver, ouvir, sentir ou experimentá-las? Você está ouvindo os seus próprios sinais internos como o que você realmente quer fazer ou está fazendo o que acha que os outros esperam ou exigem de você. E a hora de você começar a prestar atenção é AGORA!
A acuidade sensorial (ver, ouvir, sentir - física e emocionalmente - , cheirar e provar) é uma peça fundamental da PNL e da sua vida. Ela é importante para você estar atento a:
• Feedback/informação que indica até que ponto você está ou não no caminho certo para atingir seus objetivos.
• Ações e reações das outras pessoas a certas situações/estímulos.
• Como você está reagindo a certas situações/estímulos.
Atingindo seus objetivos
No meu artigo, Os cinco passos para o sucesso, ressaltei a importância de ter um objetivo para o que você faz (o primeiro passo para o sucesso). O terceiro passo para o sucesso, após ter começado a agir, é prestar atenção e ter alguma forma de medida para saber se você está ou não fazendo progresso em direção ao seu objetivo. Quais são os sinais (visual, auditivo, cinestésico, olfativo ou gustativo) que indicam se você está na direção certa ou, talvez, fora do curso e alguma ação corretiva será necessária. Se você não usar a sua acuidade sensorial, pode acabar fora do curso ou gastar mais esforço do que o necessário.
Por exemplo, você já não se deparou com um vendedor que tinha a venda na mão, mas não percebeu e continuou falando e, no final das contas a pessoa desistiu da compra? Ou você já descobriu depois do fato de que não prestou atenção ao que era importante para um ente querido e acabou perdendo uma grande oportunidade ou teve de se salvar de uma enrascada? Ou será que você não prestou atenção aos sinais no trabalho e foi surpreendido por uma reorganização ou perdeu uma oportunidade potencial durante uma reorganização? Na minha experiência, eu sempre achei uma oportunidade para avançar na minha carreira durante uma reorganização -- se eu prestar atenção ao que está acontecendo e tomar as medidas apropriadas.
Muitas vezes, nós prestamos atenção através do nosso sistema representacional preferido e perdemos mudanças sutis (ou até mesmo óbvias) em outros sistemas representacionais, como uma mudança no tom de voz ou a cor da pele de uma pessoa, etc., que são críticas para atingir o nosso objetivo.
Observando ações e reações de outras pessoas
Se você está treinando uma pessoa, treinando uma classe, negociando com outra pessoa, partilhando um momento íntimo com a pessoa amada, etc., é importante entender como as pessoas experimentam o mundo em torno delas (sistema representacional preferido), a fim de expressar de uma forma mais clara as suas ideias para que elas possam ver, ou ouvir, ou entrar em contato com a sua mensagem. Você também deve estar perceptivo às alterações na fisiologia da outra pessoa, no tom de voz ou na energia que possam indicar uma mudança nos pensamentos internos ou no estado emocional dela. Se assim for, pode ser necessário parar o que você está fazendo e fazer algo diferente. E quantas vezes perdermos esses sinais e 'continuamos a fazer o que sempre fizemos, apenas esperando que, desta vez, tenhamos um resultado diferente' -- a definição da insanidade!
Ao observar outras pessoas, você vai querer perceber:
- As palavras que elas usam (predicados).
- Os movimentos dos olhos (pistas visuais de acesso).
- Alterações na cor da pele/tom.
- Respiração.
- A qualidade da voz.
- Postura/gestos.
- Mudanças na energia - muitas pessoas que têm o cinestésico como o sistema representacional preferido ou que são pouco visuais estão muito sintonizadas com as mudanças na energia. Todos nós temos a capacidade de fazer isso. Apenas não gastamos tempo praticando essa habilidade.
- etc.
Preste atenção aos seus próprios sinais internos e externos
Muitas vezes nós não prestamos atenção ao que está acontecendo dentro de nós mesmos. Quantas vezes você já teve uma "reação instintiva" que dizia: "Não, não faça isso!" ou "Sim, isso é o que eu realmente quero fazer!" E você ignorou e mais tarde se arrependeu da sua ação ou inércia. Para alguns de nós, os sinais internos ou as reações fisiológicas estão presentes e nós só não estamos ciente delas -- talvez por as termos ignoradas por tanto tempo que elas agora estão fora da nossa percepção consciente.
Algumas das reações internas ou fisiológicas que você poderia começar a prestar atenção são:
• Segurar a respiração. Você prende a respiração quando está estressado? E quando você prende a respiração, o seu corpo não recebe oxigênio suficiente, o que causa ainda mais estresse! Quando você perceber que está prendendo a respiração, tome isso como um sinal para dar a si mesmo permissão para respirar profundamente em um ritmo relaxado.
• Um aperto no seu estômago ou no peito.
• Uma certa dor ou contração.
• Um sentimento de alegria, amor ou realização -- ou são esses os sentimentos que você tende a ignorar?
• Representações internas (imagens/sons etc.) que você cria na sua mente.
Eu acredito que é muito importante para mim entender o que está acontecendo dentro de mim. Por exemplo: existem apenas duas conversas nesse mundo. A primeira é a que eu tenho comigo mesmo e a segunda é a que eu tenho com você. Se eu não me sinto bem comigo mesmo ou pleno de recursos, isso será demonstrado na minha conversa com você através da minha escolha de palavras, o meu tom de voz, a minha linguagem corporal, a energia vindo de mim... Mesmo se você não estiver consciente desses sinais vindos de mim, você estará em um nível inconsciente e de alguma forma vai reagir a eles.
Você pode treinar a sua acuidade sensorial com um exercício:
Pratique a sua acuidade sensorial
O artigo original, "Sensory Acuity" encontra-se no site: www.renewal.ca