Espaço dos leitores
Na noite de 7 de maio aconteceu a cerimônia de colação de grau do MBA em Recursos Humanos da USP. Foi paraninfo da turma o Prof. César Souza, aquele “exilado” em Washington a quem conhecemos por seus artigos em Exame, T&D, Gestão Plus e outras publicações.
Pela sabedoria que resume com muita felicidade, transcrevemos e compartilhamos com você as “cinco mensagens” que o César brindou aos seus paraninfados e ao público presente:
“PRIMEIRA MENSAGEM. Não confiem no convencional. Estratégias de carreiras profissionais que foram vitoriosas durante a maior parte do século que se finda não oferecem mais o mesmo nível de sucesso nesse início do milênio que se avizinha. Fujam de carreiras lineares dentro de uma mesma empresa. Sejam multifuncionais (no passado se dizia “polivalentes”). Não desperdicem seus talentos contribuindo para perpetuar burocracias. Inovação, Flexibilidade e Agilidade serão as marcas registradas do século 21.
SEGUNDA MENSAGEM. Nunca parem de crescer e de se desenvolver. O aprendizado contínuo é fundamental para o sucesso, pois o conhecimento virou um bem (“commodity”) perecível. A única competência durável que cada um de vocês poderá dispor daqui para frente será a capacidade de cada um de aprender de forma contínua. E de aplicar no dia a dia os conhecimentos adquiridos. Todos aqui presentes somos cidadãos do que se convencionou chamar de ‘Sociedade do Conhecimento’. Alerto-os para o fato de que, ao mesmo tempo em que nunca tivemos acesso a tanta informação, nunca tivemos tão pouca certeza sobre o nosso próprio Ser. Esse será o grande paradoxo do nosso futuro.
TERCEIRA MENSAGEM. Conciliem a vida profissional com a vida pessoal e familiar. O sucesso profissional não é o único critério da felicidade humana. O profissional verdadeiramente bem-sucedido também o é nas outras esferas da vida. Por exemplo, não releguem a segundo plano o exercício da cidadania plena e atuante nas comunidades onde vivem.
QUARTA MENSAGEM. Realizem o seu potencial. Sonhem alto e persigam a realização de seus sonhos. O desejo e a determinação constituem-se na força motriz essencial para vencer nos dias de hoje. Isto será ainda mais determinante no futuro. A capacidade de sonhar e de criar serão vantagens competitivas no novo milênio.
QUINTA MENSAGEM. Não sigam os conselhos de ninguém, nem mesmo esses meus quatro anteriores, se não acreditarem neles. Sigam sua intuição e suas vozes internas. Cada qual sabe melhor que ninguém o que é melhor para si. A tecnologia muda diariamente, mas a velha chave do sucesso continua a ser escrita com seis letras: P-A-I-X-Ã-O. Apaixonem-se pelas suas missões ou tarefas. Caso contrário, mudem, pois jamais terão sucesso no seu sentido mais profundo.”
Acho que, mediante esse miolo de discurso, cada um de nós também está um pouco paraninfado. O que você acha?
Enviado por: José Leão