Calibragem

Termo do Mês - Maio de 2015

Na PNL, Calibragem significa perceber as diferenças. Todos nós temos essa capacidade e a usamos diariamente, por isso vale a pena desenvolvê-la e aperfeiçoá-la. Assim distinguimos diferenças sutis de expressão enquanto a pessoa vivencia recordações e estados variados. Quando observamos, ou “deciframos” outras pessoas, isso significa calibrar os sinais, pequenos, porém, decisivos que nos fazem perceber como elas estão reagindo. Confiamos demais no verbal e em como estão se sentindo esquecendo-nos de observar todo o restante da comunicação não verbal.

É importante fixar-se em um conjunto de pistas sensoriais, corporais, vocais e comportamentais. Observamos muito pouco nosso interlocutor e por isso ignoramos sinais explícitos que muito têm a dizer sobre o seu estado interno, tais como: movimentos oculares, respiração, cor da pele, tônus muscular, tom de voz, movimentos da boca (fechada ou aberta, maxilar inferior, ritmos), espessura dos lábios entre outros. Assim como a forma de expressão da mente racional é a palavra, a das emoções é a não verbal. Limpar a sua mente de estereótipos de outras formas de preguiça mental que frequentemente substituem uma reflexão cuidadosa e fixar-se em micro-comportamentos, como os citados acima causam grande impacto na comunicação.

Além disso, podemos observar também o modelo de mundo de nosso interlocutor, canais sensoriais predominantes, estratégias, meta-programas, crenças, valores…

Estas informações nos permitirão conhecer melhor o outro e, no seu caso, lhe ajudar no seu processo de mudança. Quando alguém lembra uma experiência que lhe coloca medo, por exemplo, pequenas mudanças fisiológicas se produzem em alguma parte de seu corpo. Estas mudanças, por pequenas que sejam, estarão sempre aí. A calibragem está baseada exclusivamente no sensorial. Mas é diferente para cada pessoa. Por isso temos que ter cuidado em não imaginarmos, em não alucinar a respeito do significado que essas mudanças fisiológicas podem significar, já que são exclusivas de cada pessoa.

A calibragem, junto com o rapport e a flexibilidade, são os elementos principais que se utilizam em PNL para passar do estado presente ao estado desejado e introduzir mudanças.

Para informações mais completas use a pesquisa: calibragem

Termo do Mês - Maio de 2015