Coaching

Termo do Mês - Fevereiro de 2019

Coaching é o processo de ajudar uma pessoa a atuar no auge da sua capacidade. Envolve extrair os pontos fortes da pessoa, ajudando-a a superar as resistências e interferências internas e facilitando de modo que ela funcione como parte de uma equipe. Dessa forma, o coaching eficaz exige ênfase tanto na tarefa como no relacionamento. As habilidades e ferramentas da PNL são especialmente adequadas para promover um treinamento eficaz. O foco da PNL em resultados bem formulados, a sua base na modelagem de desempenhos excepcionais e a sua capacidade de produzir processos passo-a-passo para promover a excelência fazem dela um dos recursos mais importantes e poderosos para coaches comprometidos.

O coaching pode ser comparado de uma forma útil com o aconselhamento e a consultoria. O coaching se concentra em um modelo de treinamento de negócios e de esportes que promove o conhecimento consciente dos recursos e capacidades. Ele enfatiza a mudança generativa, concentrando-se no fortalecimento de novas estratégias para o raciocínio e agindo em oposição à resolução de problemas ou conflitos passados. A resolução de problemas ou a mudança corretiva está mais associada ao aconselhamento e a terapia.

Em contraste com coaches e conselheiros que trabalham em uma base mais personalizada com seus clientes, um “consultor” tende a estar em uma “metaposição” mais ampla, intervindo não apenas com o cliente, mas com o sistema maior no qual o cliente está envolvido. A consultoria aborda tanto a resolução de problemas quanto os aspectos generativos da mudança.  Em comparação com os orientadores, os coaches estimulam as pessoas a agirem por conta própria e a utilizarem os próprios recursos.

Quando apoiar e trabalhar com outras pessoas, algumas das crenças do coach incluem:

As pessoas têm as capacidades de que precisam para atuarem com eficiência. Essas capacidades podem ser extraídas com as recompensas e entradas apropriadas.

As pessoas irão melhorar naturalmente o seu desempenho se receberem o estímulo e o feedback apropriados.

Cada um é o melhor do mundo em alguma coisa. Com o estímulo apropriado e o feedback do coach, essa pessoa se tornará a melhor que ela pode ser.

Se as pessoas souberem mais sobre o que já estão fazendo bem, elas podem facilmente ampliá-lo.

As pessoas crescem e melhoram através do esforço para crescer e recebendo feedback positivo pela tentativa.

O estilo de liderança do coach é o da recompensa ocasional. Recompensa ocasional é um estilo de liderança bastante direcionado. Envolve a negociação de uma troca de recompensa pelo esforço. Um bom coach diz às pessoas o que fazer se quiserem ser recompensadas. O coach garante às pessoas que elas podem conseguir o que querem em troca do esforço, e dá recomendações especiais e promoções por um bom trabalho. Os coaches também fornecem feedback comportamental específico e contínuo sobre como melhorar.

As habilidades, ferramentas e técnicas comuns da PNL que apoiam o coaching efetivo incluem: estabelecer metas e resultados bem formulados, tarefas, análises comparativas, mapeamento e o fornecimento de feedback de alta qualidade.

Para mais informações use a pesquisa interna: Coaching

Termo do Mês - Fevereiro de 2019