Contexto

Termo do Mês - Abril de 2018

Contexto é a estrutura que envolve um determinado evento. Essa estrutura geralmente determina como uma experiência ou um evento específico é interpretado.

O ‘contexto’ é um aspecto importante do meio no qual as mensagens são enviadas. Como ilustração da influência do contexto na comunicação, considere o seguinte cenário:
O marido e a mulher estão sentados no sofá da sala assistindo televisão. Em um determinado momento, a esposa se vira para o marido e pergunta: "Você está com frio?" Sem dizer uma só palavra, o marido se levanta, fecha a janela e volta para o seu lugar.

Como você explica o que aconteceu? Se ele tivesse apenas respondido à mensagem verbal da esposa, ele teria simplesmente respondido “sim” ou “não” à pergunta dela. Em vez disso, o marido interpretou o significado das palavras da esposa dentro de um contexto mais amplo de aspectos físicos e não físicos da situação.

As dimensões físicas de um contexto têm a ver com as sugestões e as restrições externas. Por exemplo, a resposta do marido no cenário acima descrito foi influenciada pelo fato de que a janela estava aberta e ele sentado junto com a esposa no sofá. Se a janela já estivesse fechada ou o marido tivesse acabado de colocar o casaco e estivesse se preparando para fazer alguma coisa, ele provavelmente teria respondido à sua esposa de uma maneira diferente.

Se uma pessoa entrar em uma sala que está arrumada com um quadro negro na frente e cadeiras viradas para a frente da sala no 'estilo de teatro', é provável que ela interpretasse isso como um contexto para uma 'apresentação' e estaria preparada para sentar-se passivamente e ouvir. Se essa mesma pessoa entrar em uma sala na qual um pequeno grupo de cadeiras está organizado uma cadeira de frente para a outra em um formato de ‘mesa redonda’, ela provavelmente interpretaria isso como um contexto para um ‘debate’ e estaria preparada para ser mais pró-ativa e participativa. Esse tipo de influência é denominado como a ‘psicogeografia’ da situação.

As restrições de tempo também são uma influência contextual importante. Por exemplo, se um tempo limite de 15 minutos tiver sido definido para uma reunião, é mais provável que a reunião seja interpretada como orientada a tarefas e não como uma sessão exploratória de brainstorming.

As dimensões não físicas de um contexto têm a ver com parâmetros como metas pessoais, funções, o estágio no trabalho, etc. Uma reunião com um objetivo definido de ‘formação de equipe’ cria um contexto diferente do que uma reunião com o objetivo definido de ‘planejar’ ou chegar a um ‘consenso’ sobre uma linha de ação.

Certos comportamentos também são meta mensagens sobre o contexto. Usar terno e gravata, por exemplo, indica uma certa formalidade em um contexto. Quando uma pessoa tira o casaco e a gravata e arregaça as mangas, é uma meta mensagem de que o contexto mudou bastante e que é hora de ‘começar a trabalhar’.

Para mais informações use a pesquisa interna: Contexto

Termo do Mês - Abril de 2018