A Estratégia Disney da PNL: uma visão geral

Escrito por: 

Publicado em: 

ter, 14/04/2015

"Bem, uma vez eu tive uma grande ideia, mas..."

Quantas grandes ideias já brotaram na sua mente... e você nunca deu seguimento a elas?

Tais como eu vou...

• ir perseguir aquele novo emprego ou promoção.

• começar aquele programa de exercícios e de controle de peso.

• iniciar o meu próprio negócio.

• fazer uma grande mudança na minha vida pessoal.

• reavaliar para onde estou levando a minha vida.

• alterar as minhas condições de vida.

Nota: existem dois artigos sobre essa técnica. Esse é sobre a visão geral – e há também o Guia do passo a passo.

Sabotagem

Grandes ideias como essas brotam para a maioria de nós, mas elas tendem a serem rapidamente sufocadas ou permanecerem fervendo em fogo brando para sempre através de pensamentos tais como:

Adorável ideia – mas eu nunca poderia fazer isso...

É muita coisa para mim agora.

Eu quero dizer... bem, vamos ser realistas – você sabe o seu lugar!

Eu nunca seria capaz de alcançar isso.

Você está só se preparando para uma decepção.

Oh, quem sabe, talvez algum dia...

Por que fazemos isso?

Isso pode aparecer como se estivéssemos praticando uma autossabotagem. Queremos fazer o sonho acontecer porém, parece que estamos atrasando indefinidamente ou obstruindo os nossos próprios planos. E esse processo compromete a paz de espírito – como no provérbio: "esperança adiada entristece o coração.

Por que não tomamos uma atitude? Pode haver muitas razões para essa aparente autossabotagem ou pensamento negativo:

• Fomos ensinados quando crianças a não ter grandes esperanças – e "saber o seu lugar".

• Nós tivemos grandes esperanças num certo momento, mas no fim não deu em nada.

• Nós falhamos no passado e decidimos que era isso – nunca mais.

Não ajuda quando a turma do pensamento positivo, na forma de amigos e parentes bem intencionados, oferecem os seus conselhos:

Você só vai ter que:

• parar de ser negativo e começar a ser proativo ou

• acreditar em si mesmo ou

• apenas fazê-lo ou

• aproveitar o dia (etc. etc. etc.). 

Seguir a receita? Não, é só desperdício de tempo!

Digamos que você queira preparar uma bela refeição para a família ou amigos. Mas você não gosta de seguir uma receita: muito limitado. É como fazer coisas insignificantes. Eu só gosto de fazer de forma intuitiva. Aí você joga tudo na panela, deixa esquentar e depois serve a mistura resultante.

Embora provavelmente isso não seja bem recebido, não significa que você seja um cozinheiro medíocre – você só não seguiu uma receita.

Então, vamos dizer que, em vez disso, você decide que só dessa vez, você vai seguir cuidadosamente uma receita. Daí você cozinha os ingredientes em uma ordem específica que salienta os sabores individuais e as texturas. Resultado: uma deliciosa refeição – e feita pelo mesmo cozinheiro.

Assim, quando se trata de transformar os seus sonhos em realidade, o que pode parecer aos outros que é um pensamento negativo ou auto-sabotagem ou a falta de determinação é, muitas vezes, simplesmente o resultado de um pensamento confuso e obscuro – o resultado de não seguir a receita corretamente.

A "receita" Disney para um pensamento claro

Nós, muitas vezes, não conseguimos fazer as coisas realmente importantes em nossas vidas, porque, ao pensar, não estamos usando as ferramentas certas.

Em particular, nós admitimos três estilos diferentes de pensar, cada um dos quais é muito valioso em si mesmo, para solapar os nossos sonhos porque nós jogamos tudo na mesma panela e ao mesmo tempo – e acabamos com uma bagunça de pensamentos confusos e desanimadores!

A abordagem da PNL para usar seu cérebro de forma eficiente é semelhante a cozinhar – e a Estratégia Disney é como uma receita para transformar suas metas ou sonhos em realidade. Isso nos fornece uma maneira de separar esses três estilos de pensar para que possamos nos beneficiar de cada um deles.

Background

A estratégia foi concebida por Todd Epstein e Robert Dilts, dois trainers de PNL da costa oeste dos Estados Unidos, e baseia-se na estratégia que eles identificaram na forma como Walt Disney trouxe suas ideias visionárias para filmes de animação do sonho para a realidade.

Eles observaram que quando Disney tinha um plano para um novo filme, as pessoas ao seu redor reconheciam que ele parecia passar por três fases de pensar que eles chamavam de Sonhador, Realista e Crítico. Elas citam um dos animadores da Disney... havia, na verdade, três diferentes Walts: o sonhador, o realista e aquele que destrói. Você nunca sabia qual deles estaria na sua reunião. (Skills for the Future, 1993, Meta Publications).

Walt Disney usou cada um dos três estilos – mas, em sequência, ao invés de simultaneamente! Isso produziu ação. Muitos de nós embaralham os três estilos – produzindo confusão, desencanto e inação.

Uma técnica para transformar sonhos em realidade

A Estratégia da PNL Disney nos fornece uma maneira sistemática de transformar os sonhos em planos executáveis – ou, como é o caso as vezes, avaliar o sonho e reconhecer que ele não é viável,  simplesmente.

Demora um pouco para explicar a técnica em um texto em vez de demonstrá-la em um workshop ao vivo e interativo. Mas uma vez que você passa por ela uma ou duas vezes, você vai ver como é fácil ser usada – e como pode ser aplicada rapidamente.

Por exemplo, aqui em Bournemouth nós temos um grupo que mensalmente pratica  a PNL. Uns dias atrás, estávamos explorando a Estratégia Disney e cada pessoa tinha apenas de 15 a 20 minutos, treinada por um amigo, para usar a estratégia em uma grande ideia.

Apesar do tempo escasso, os resultados foram impressionantes – e eu anotei alguns comentários:

• Agora estou seguro sobre o objetivo, em vez de um pouco confuso.

• Agora as coisas estão possíveis de serem realizadas.

• Não é mais incontrolável.

• Eu tenho uma estratégia para uma ideia sobre a qual venho pensando há anos.

Hora de agir

Se você gostaria de usar a técnica para si mesmo, você pode seguir o guia do passo a passo da Estratégia Disney da PNL em nosso artigo.

Lá está tudo explicado. Use-o para transformar suas grandes ideias em planos.

O artigo original "The NLP Disney Strategy: the big picture" encontra-se no site Pegasus NLP.

Categoria: