Escrito por:
Publicado em:
A Estratégia de Criatividade Disney, às vezes chamada de Técnica Disney, é uma forma de organizar o seu pensamento para melhorar a sua capacidade de alcançar metas ou sonhos.
Nessa técnica de PNL você submete a sua grande ideia ou o seu plano perante os três estilos diferentes de pensamento para nos assegurarmos de que a ideia ou o plano está abrangente, realista e robusto.
Um empreendimento muito grande…?
Ou apenas um pensamento confuso? Muitos dos nossos grandes planos ou empreendimentos fracassam por causa da forma como pensamos e não porque os nossos planos são exagerados ou são apenas devaneios.
Se usarmos uma abordagem desorganizada, confusa, o empreendimento pode parecer opressivo e tão grande que é abandonado rapidamente. Mas, se usarmos a estratégia Disney nós olhamos as coisas de uma forma estratégica e sistemática o que torna as coisas claras e práticas.
Background
A estratégia foi idealizada por Todd Epstein e Robert Dilts, dois trainers de PNL da costa oeste dos Estados Unidos. Eles modelaram o método utilizado por Walt Disney para transformar as suas ideias em realidade, especialmente na forma de seus filmes de desenhos animados.
Eles reconheceram que Disney usou três tipos de pensamento - sonhar acordado ou fantasiar, planejar e ser crítico construtivo.
Muitas pessoas também fazem isso. A diferença sobre a abordagem que Disney utilizou, é que ele submetia as suas grandes ideias a esses estilos sequencialmente, enquanto a maioria das pessoas usa todos os três estilos ao mesmo tempo – produzindo um pensamento obscuro, confuso e embaralhado que, frequentemente, resulta no abandono de grandes ideias. (Veja o livro Ferramentas para Sonhadores.)
Como usar a Estratégia Disney
Você pode usar a Estratégia consigo mesmo, para coaching de outras pessoas ou com uma equipe. Essas dicas ajudam como fazer para a técnica funcionar melhor.
• Faça espacialmente, ou seja, fique de pé em lugares diferentes para cada uma das fases de pensamento. Isso mantém os diferentes estilos de pensamento separados.
• Se você estiver executando a estratégia sozinho, faça em voz alta – quando fizer as perguntas de cada fase e quando responder a elas.
Execute a estratégia em duas fases: (a) preparação e (b) caminhada através da técnica.
Preparação para a Estratégia Disney
Preparação (1): surgiu um sonho!
O sonho pode ser qualquer coisa que você deseja... algo que você gostaria de alcançar, uma mudança que você gostaria de fazer em sua vida ou o seu trabalho ou profissão, ou uma mudança pessoal tal como melhorar a sua aptidão física ou a sua saúde.
Certifique-se de que é algo que é bastante abrangente ou seja, requer que você se mova para a sua zona de imaginação.
Preparação (2): configure os 3 lugares
Selecione 3 lugares em uma sala (ou ao ar livre). Algumas pessoas acham que é útil ter um quarto lugar – uma espécie de lugar neutro em que você tem um descanso da estratégia.
- Sonhador: aqui você deixa a sua imaginação correr solta. Você considera a sua visão e os benefícios da sua realização.
- Realista: aqui você age como se o plano fosse perfeitamente possível – a sua função é procurar maneiras de fazer isso acontecer.
- Crítico: Aqui você procura falhas e brechas no Plano. Atue como um crítico construtivo. No papel crítico você só interage com o Realista – não com o Sonhador. Destina-se a encontrar os pontos fracos, prevenir problemas e garantir o sucesso do Plano – mas deixa a resolução dessas fraquezas potenciais para o Realista.
Preparação (3): anexar sentimentos para cada lugar
Para ajudá-lo a entrar no estado ideal em cada lugar, ancore o estado ao lugar. Pense em uma ou mais vezes em que você esteve fazendo a atividade associada ao lugar. Depois de ter acessado o estado ao lugar:
- Sonhador: pense nos momentos em que você esteve sonhando acordado, fantasiando ou permitiu que a sua imaginação corresse solta e sem restrições. Agora entre no lugar Sonhador e, por alguns minutos, reviva um ou dois desses momentos.
- Realista: pense nas vezes em que você esteve envolvido com entusiasmo no planejamento de coisas como o trabalho ou com projetos pessoais ou das férias em família. Agora entre no lugar Realista e por alguns minutos reviva um ou dois desses momentos.
- Crítico: pense em uma ou duas vezes em que você foi capaz de criticar construtivamente seus próprios planos ou os dos outros. A ênfase aqui é fazer crítica construtiva e não destrutiva. Pense no estado de espírito e na fisiologia que você usou. Agora entre no lugar Crítico e reviva esses momentos.
É isso, a sua preparação está feita. Agora você está pronto para submeter o seu próprio sonho para a Estratégia da Criatividade Disney.
Caminhe pela estratégia
1. Sonhador
Entre nesse lugar. Tire um momento para se reconectar com o que é parecido a se imaginar livre. Agora pense sobre a visão geral do seu "sonho". Visualize-o de forma criativa e sem inibições, como se tudo fosse possível. Considere os benefícios de alcançá-lo.
Para ajudá-lo a pensar com mais clareza, se estiver fazendo a estratégia sozinho, faça cada pergunta em voz alta e também responda em voz alta (em cada uma das fases).
O que eu quero?
O que eu vou estar fazendo – e onde eu vou estar fazendo isso?
Quando vou começar? Onde? Por quê?
Quais são os benefícios de se alcançar isso?
O que isso significa para mim como pessoa?
Como é que isso vai beneficiar aqueles que estão próximos de mim?
2. Realista
Entre no lugar. Conecte-se com seus sentimentos no "modo de planejamento". Agora, agindo como se o sonho fosse totalmente possível e viável para você, venha com um plano para torná-lo uma realidade.
Faça isso de uma maneira prática e realista. A razão é desenvolver um plano de ação detalhado e gerenciável.
Como posso fazer esse sonho acontecer?
Quais são as principais partes ou seções deste sonho? Como é que eles seguem um ao outro?
Que passos devo tomar para fazer com que cada segmento aconteça?
Por que esse passo é necessário? E esse? E esse?
Que recursos (tempo, pessoas, dinheiro, etc.) eu preciso para fazer isso acontecer?
O que eu vou ver e ouvir e que será a prova de que cada pedaço foi alcançado?
O que eu vou ver e ouvir e que será a prova de que o sonho foi alcançado?
3. Crítico construtivo
Passe para esse lugar – e lembre-se que você está agindo como um crítico construtivo.
Quais são os pontos fracos nesse plano?
O que está faltando?
O que é inadequado?
Que problemas podem ocorrer?
Quem poderia objetar? Quem será afetado desfavoravelmente por ele?
Quando e onde ele pode não funcionar? Ou não ser desejável?
Mais alguma deficiência nesse plano?
Se necessário, refaça o ciclo
Você completou agora a primeira rodada.
Se ele é realmente um grande sonho – uma boa visão de sonho – ele provavelmente vai exigir um número de ciclos entre Crítico e Realista. Isso é ótimo. Ele mostra que você está apontando para ousar ao invés de ir para algo menor e mais "seguro".
Veja como fazer esse ciclo.
- Após ter completado o estágio Crítico mova-se de volta para o lugar Realista.
- Agora reveja o Plano (mas não o sonho) com base nos comentários do Crítico.
- Em seguida, volte para o lugar Crítico e avalie o Plano revisado.
Continue esse ciclo de ida e volta entre o Realista e o Crítico até que você tenha um plano viável, sólido. Com grandes empreendimentos pode ser útil executar o processo completo todos os dias ou duas vezes por semana.
E se você não conseguir aparecer com um Plano sólido que o Crítico 'aprove', você pode ter que voltar para o lugar Sonhador e modificar o sonho com base neste ciclo. Mas você só muda o Sonho quando estiver absolutamente certo de que um Plano viável não poderá ser alcançado.
Use a técnica em si mesmo, em coaching ou com uma equipe
A Estratégia da Criatividade Disney é uma excelente técnica para se fazer em si mesmo. Também é ótima para coaching ou no desenvolvimento de equipes.
Nota: existem dois artigos sobre essa técnica. Esse é sobre o guia de passo a passo e o outro é A Estratégia Disney – uma visão geral.
O artigo original "The NLP Disney Strategy: Step-by-Step" encontra-se no site Pegasus NLP.