A Terapia da Linha do Tempo

Escrito por: 

Publicado em: 

seg, 03/04/2000

"Durante algum tempo funcionou, mas depois voltou"- Frase que provavelmente você, como terapeuta usando PNL, deve ter ouvido algumas vezes. "Como limpar de uma vez toda uma história de emoções negativas?" Pergunta que provavelmente você, como terapeuta usando PNL, deve ter feito algumas vezes.

Duas questões aparentemente isoladas, mas com um algo em comum. Esse "algo em comum" é que todos os problemas emocionais e todas as emoções negativas tiveram uma causa-raiz, um primeiro evento, uma primeira vez. É o primeiro evento que estabelece a rede neurológica que irá ser reforçada pelas experiências semelhantes seguintes. E é aqui que fica evidente a importância deste primeiro evento.

Pense o seguinte: quando você usa um "swish", você está encadeando um estado sem recursos para um estado de recursos. Quando você usa uma ancoragem, recursos positivos são colocados por cima de estados negativos. Quando você dissocia memórias desagradáveis, você afasta a memória de você. Em todos esses casos, a memória negativa ou as emoções originais ainda continuam com você. A imagem disparadora do "swish" ainda existe, as emoções desagradáveis de experiências negativas podem ser acessadas de outras formas, e basta associar-se a uma memória desagradável dissociada para as emoções retornarem.

A questão então é dar um passo além, é eliminar as emoções da história. É isso que faz a Terapia da Linha do Tempo (TLT), criada por Tad James. Algumas de suas características inovadoras e distintivas são as seguintes:

  1. Através de um método direto, baseado na confiança absoluta na mente inconsciente, as técnicas da TLT permitem acessar a causa-raiz dos problemas, ao invés de lidar com sintomas. Isto tende a garantir a permanência da mudança.
  2. A limpeza da causa-raiz permite que todas as experiências com a mesma emoção sejam imediatamente transformadas. Não se limpa um determinado número de memórias, mas todas - conscientes e inconscientes - que fazem parte do mesmo encadeamento emocional, desde quando este encadeamento começou.
  3. A Linha do Tempo utilizada é a própria linha do cliente, com sua posição e direções particulares. Usar essa linha e não uma linha genérica, comum a todas as pessoas, garante o uso do próprio código individual de armazenagem das memórias.
  4. O processo da TLT elimina as emoções negativas ao invés de apenas encobri-las ou torná-las menos acessíveis. Neutralizar a causa-raiz é como eliminar a origem de uma vala de chuva - permite que você cubra o antigo leito sem o risco da água voltar a passar.
  5. A TLT permite a mudança da linha do tempo de uma pessoa, quando isso for ecológico e adequado aos propósitos do cliente. E permite a possibilidade de ter linhas diferentes, para contextos diferentes.

Com essas características as técnicas de limpeza emocional da TLT permitem a maior rapidez e os efeitos mais generativos nas mudanças de emoções e de crenças limitantes. Como disse Yugi Eguchi, participante de recente curso em São Paulo: "A Terapia da Linha do Tempo é um salto quântico nos processos de terapia".

Publicado no Golfinho Impresso Nº9 de JUL/95

Categoria: