Escrito por:
Publicado em:
Será que são as suas vozes de autocrítica que estão dirigindo a sua vida? Aprenda como desenvolver a forma de pensar para parar o comportamento agora.
Não importa onde você está ou o que está fazendo. Se você tende a ser autocrítico de si mesmo, mesmo o melhor dia será arruinado. O crítico interior é uma fonte universal de angústia. Esse artigo irá explorar a forma de pensar que cura a autocrítica, de acordo com a nossa experiência.
Termine com os pensamentos de autocrítica abordando o seu crítico interior
Pense no seu crítico interior como uma parte de você que está a procura de problemas. E é especialista em encontrar o lado negativo de qualquer situação.
• Se você fez bem, ainda não foi bom o suficiente.
• Se alguma coisa pode dar errada, ela vai dar.
• Se você está em um belo cenário, então você provavelmente não merece estar lá.
• Se você falar, vai parecer estúpido.
• Se você relaxar, algo ruim vai acontecer.
• Se você disser não, as pessoas vão te odiar.
Essas são divagações do crítico interior. Pode pegar o melhor dia, a maior oportunidade ou uma noite média e ele vai transformá-lo em um pesadelo vivo.
Enquanto a voz autocrítica está causando estragos na nossa mente, a maioria de nós tenta ignorá-la ou nos distrair, ou substituir a voz interior com afirmações positivas. Se essas táticas não funcionaram para você, então considere a seguinte forma de pensar.
Curiosidade
Se ficar curioso sobre o seu crítico interior, você pode querer saber mais sobre ele. O que é que ele quer, realmente? O que está por trás da barragem de negatividade? E se você permitir que ele continue falando? Será que iria durar para sempre?
Não seria para sempre
Tente essa pequena experiência. Primeiro, fique curioso sobre o seu crítico interior. O que o faz funcionar? Então, conscientemente ouça o som da voz crítica na sua mente. Ouça com curiosidade! Sempre que ela terminar uma frase, em seguida, fale de volta para ela. Repita mentalmente o que diz a "voz crítica interna", e em seguida, siga com o "e..."
Por exemplo:
Crítico interior: Você vai falhar miseravelmente.
Você: Entendi. Vou falhar miseravelmente, e...?
Crítico interior: E você nunca vai se recuperar!
Você: Certo, e eu vou nunca me recuperar, e....?
Crítico interior: Porque você é indigno de sucesso.
Você: Entendi. Sou indigno de sucesso, e...?
O que normalmente acontece após várias rodadas desse tipo de diálogo interior? O crítico interior faz uma de duas coisas:
1 - ele desaparece (com tranquilidade) ou
2 - ele começa a oferecer estímulo ou observações positivas.
Em uma questão de minutos, você pode mudar a atitude do seu crítico interior! Não há necessidade de ignorá-lo. Não é necessário se distrair e nem ficar chateado. Basta ficar curioso, ouvir conscientemente e responder para si mesmo de acordo com as orientações acima. Simples assim!
O artigo original "How to Stop Self-Critical Thoughts with this NLP Mindset" encontra-se no site http://inlpcenter.org/