Instalação de estratégia de motivação da PNL

Escrito por: 

Publicado em: 

qui, 09/02/2017

Quando se trata de instalar uma estratégia de motivação da PNL,
é importante lembrar que nem toda estratégia de motivação é igualmente boa para todos.

Quando se trata de instalar uma estratégia em alguém, há três opções. Elas são:

• Use a estratégia da eliciação para extrair uma estratégia de alguém que é conhecido por estar motivado e instale-a em si mesmo ou em alguém.

• Encontre uma estratégia de motivação que você (ou seu cliente) já usa e reutilize-a para a nova meta / tarefa.

• Faça uma.

Para a maioria das pessoas, a opção mais fácil é a segunda.

A opção um pode ser coberta da mesma maneira que a opção dois, apenas com duas pessoas. Lembre de se certificar que você usa alguém que faz as coisas acontecerem!

A opção três é a que eu acho mais interessante, por isso vou entrar em detalhes sobre como poderíamos criar uma estratégia "a partir do nada".

Essa é a maneira como as coisas são feitas na DHE.

Em primeiro lugar, você precisa de uma boa compreensão das submodalidades do cliente.

Que submodalidades tornam alguma coisa atraente? Veja em: Termo do Mês - Submodalidades

Que submodalidades aumentam a ligação emocional para alguma coisa?

Por exemplo, se você sabe que fazer uma imagem de um bolo sem graça ou em preto e branco ajuda a evitar que alguém coma o bolo, então o oposto provavelmente irá motivá-lo.

Em geral, você pode quase adivinhar quais as submodalidades você precisa usar com um cliente, mas é realmente melhor testá-las.

Além disso, que tipo de voz o cliente gosta? Eu me lembro que muitos anos atrás trabalhei com a coach de PNL Julie Starr. Julie tem uma voz tão maravilhosa e "sexy" que, qualquer homem ficaria motivado para fazer praticamente qualquer coisa que ela pedisse! Esse é o tipo de voz que eu quero na minha cabeça me motivando para alcançar os meus objetivos!

Se a pessoa tiver uma voz particular da qual ela gosta, peça-lhe que sugira alguma coisa que a voz poderia dizer na cabeça dela que a motivaria. Se você tiver alguém a sua disposição, você pode usá-la para dizer algo como "vai nessa" ou outra coisa qualquer durante a instalação. Ao usar as vozes dessa forma, é importante descobrir em que situação elas funcionam melhor. Muitas pessoas parecem ficar mais motivadas pelas vozes que surgem atrás delas.

Que outros elementos podemos incluir em nossa estratégia de motivação da PNL?

Será que o cliente tem mais sucesso se ele visualizar o objetivo concluído ou se ele se visualizar enquanto estiver trabalhando para alcançar o objetivo?

Uma sensação é um elemento que você pode querer adicionar ou não. Muitas vezes, se os outros elementos estiverem certos, então a sensação de motivação irá surgir automaticamente, caso contrário o melhor é "pedir emprestado" a sensação que o cliente tiver de uma outra motivação e usá-la.

O exemplo a seguir supõe que reunimos antes da instalação todas as informações necessárias.

Instalação da estratégia de motivação da PNL

Uma instalação padrão da estratégia de motivação da PNL é simples. Depois de saber quais submodalidades, vozes internas e sensações você quer, basta pedir que o cliente relembre sobre o que ele quer ser motivado a fazer e, em seguida, adicionar os ingredientes e mudar as submodalidades. Se você estiver trabalhando com uma sensação, então há dois caminhos. A primeira é construir a sensação e, em seguida, trazer a imagem enquanto mantém a sensação e ajusta as submodalidades nesse ponto.

Outra opção, se você estiver usando uma sensação preexistente ou trabalhando com vozes externas, é fortalecer a sensação e ancorá-la. Depois durante a instalação dispare a âncora enquanto o cliente imagina o objetivo dele com qualquer mudança de submodalidade já feita. Se você for trabalhar dessa forma, então no momento em que disparar a âncora traga quaisquer elementos auditivos para a combinação.

Um elemento interessante que eu tenho usado durante a instalação da estratégia de motivação é o movimento físico. Com o cliente sentado em uma cadeira, da mesma forma que a âncora é disparada e a voz sexy ou gospel dispara "vai nessa", a parte de trás da cadeira é empurrada para a frente forçando o cliente a perder ligeiramente o equilíbrio e levantar-se para evitar cair no chão. Isso tem o efeito bizarro de fazer o cliente se inclinar / ir para frente quando pensar no seu objetivo.

Eu me lembro que a primeira vez que experimentei instalar uma estratégia de motivação da PNL fui surpreendido em como era simples. Só isso? Eu pensei. Considerando o esforço que temos de passar para eliciar a estratégia, as instalações parecem surpreendentemente simples!

O artigo original "NLP Motivation Strategy Installation" encontra-se no site www.planetnlp.com

Categoria: