PNL, a mente e os esportes

Escrito por: 

Publicado em: 

sex, 18/06/2010

Se você gosta de vencer num esporte, ser capaz de utilizar e controlar a sua atitude mental é fundamental. Isto se aplica tanto se você competir nas atividades locais ou se for um participante de classe mundial.

O jogador de golfe conhece isto pelas diferenças entre as jogadas de um dia e as jogadas do dia seguinte. Assim também o atleta. Ou o participante de uma equipe.

A PNL fornece um caminho muito eficaz para identificar o que explica os resultados que você obtém – sejam estes resultados favoráveis ou desfavoráveis.

Você pode usá-lo para analisar o desempenho bem-sucedido a fim de ser capaz de melhorar ainda mais a combinação de habilidades e atitudes ou passá-la para outros. E você pode avaliar um desempenho malsucedido para determinar quais elementos substituir e quais modificar.

Comunicação mente/corpo

Todo participante habitual de esportes, seja individual ou uma atividade em equipe, sabe que o corpo afeta a mente e que a mente afeta o corpo.

Se você está preocupado com alguma coisa em casa ou no trabalho, o seu jogo é afetado. Se, quando você for sacar no seu jogo de tênis, um barulho ou um movimento inesperado atrair a sua atenção, o seu saque será afetado. Se um membro da equipe contrária o irrita, isto pode afetar seriamente a sua concentração.

A PNL no esporte, na sua forma mais básica, nos possibilita controlar a nossa mente e corpo, de modo a ficarmos no melhor estado mental e físico para um desempenho bem-sucedido e com prazer.

Estratégias mente/corpo

Seja como participantes, treinadores ou dirigentes, nós podemos usar a PNL para ‘modelar’ ou estudar o desempenho de uma pessoa a fim de identificar como exatamente ela faz alguma coisa. Podemos identificar como ela executa com êxito uma operação especial a fim de permitir que ela faça isso de forma mais consistente (ou a ensinar a habilidade dela para outra pessoa). E, claro, podemos identificar como precisamente ela executa uma operação malsucedida a fim de treiná-la para fazer isso de um modo melhor.

E se o esporte for ‘apenas’ o seu hobby

Embora apenas os realmente dedicados estejam propensos a participarem de um workshop com o único propósito de melhorar a sua capacidade esportiva, a maioria de nós tem um esporte ou um hobby em que gostaria de ser melhor.

Os treinamentos de PNL fornecem insights e habilidades que você pode aplicar simultaneamente numa vasta gama de áreas na sua vida – por isso, embora você possa assisti-los para melhorar a sua gestão ou a capacidade de desenvolvimento da equipe, você também pode aplicá-las para melhorar os resultados do seu iatismo ou do seu boliche!

Um golfista ou um corredor entusiasmado poderia, por exemplo, usar os métodos para ter menos ‘dias péssimos’, ou para se recuperar rapidamente das derrotas ou aplicar a técnica de Estratégias da PNL para modelar os programas de sucesso dos campeões!

Um jogador de rugby entusiasmado poderia aplicar o aprendizado das atividades externas da equipe, ou um curso sobre habilidades sistêmicas para melhorar a capacidade da sua equipe de trabalhar em conjunto.

Reg Connolly é Trainer Certificado e Master Practitioner de PNL, treinador de administração e de vendas.

Este artigo NLP, the Mind, and Sport encontra-se no site Pegasus NLP Training.

(c)2000-2010 Reg Connolly - copyrighted, todos os direitos reservados.

Categoria: