Escrito por:
Publicado em:
Aprenda a entender os seus motivadores
Mas, sobretudo, sê a ti próprio fiel:
segue-se disso, como o dia à noite,
que a ninguém poderás jamais ser falso.
(Palavras de Polônio em Hamlet de William Shakespeare)
Por um longo tempo, eu refleti profundamente sobre essas palavras visto que eu não estava realmente certa se o que isso significava era verdadeiro para mim. Quando eu pedia uma explicação, as pessoas falavam em termos vagos sobre ser honesta, sincera, etc.
Enquanto escrevia um capítulo para o livro "Programação Neurolinguística para Leigos", eu tive uma "luz": para você poder ser verdadeiro com você mesmo, basta conhecer os seus reais valores e viver de acordo com eles. Isso é particularmente importante já que os valores, um por um, influenciam a sua identidade e definem quem você é.
A razão pela qual eu enfatizei os reais valores é porque eles são criados em diferentes estágios da nossa vida e são moldados pelas influências externas como a cultura, a família, os amigos e as experiências da vida. Os seus valores podem estar mantidos tão profundamente que você não tem consciência de como eles se formaram e, portanto, não tem escolha para julgá-los se são ‘bons’ ou ‘ruins’ ou como você pode mudar a maneira deles ditarem o seu comportamento no nível mais inconsciente.
Exatamente como a maior causa dos conflitos entre pessoas pode ser a diferença em valores, não saber quais sãos seus próprios valores ou tentar viver pelos padrões dos outros, também pode criar um grande conflito dentro de você. Então que tal você trabalhar para descobrir quais sãos os seus valores com relação a uma área particular da sua vida?
O ideal é trabalhar com um coach. Ou, nesse meio tempo, você pode tentar esse exercício.
- Pense em uma área da sua vida que você quer melhorar.
- Faça uma lista do que é importante para você nesse contexto.
- Coloque-os todos em ordem de importância.
Você provavelmente irá descobrir que aqueles valores que vierem à tona, mais tarde, têm uma importância maior para você.
Se você tiver problema para priorizar a lista, imagine que você está na balsa da vida em que está entrando água. Você precisa aliviar a carga na balsa e cada valor está escrito numa maleta pesada. Em que ordem você iria livrar-se das maletas?
Suponhamos que você acabe com a seguinte lista de valores relacionados ao trabalho:
Excelência
Reconhecimento
Realização
Ousadia
Segurança financeira
Ao estudar a lista, você pode decidir que segurança financeira é muito mais importante para você do que a ousadia, ou talvez que um valor precise ser acrescentado a lista ou que outro não é realmente tão importante. O resultado final pode terminar assim:
Excelência
Desempenho Reconhecimento
Realização
Segurança financeira
Ousadia
Se os seus valores ainda não foram satisfeitos, você pode não ser tão eficaz, produtivo e feliz como poderia ser.
Para o sucesso, seja como for que você o defina, viva de acordo com os seus valores.
Romilla Ready é coautora de livro "Programação Neurolinguística para Leigos" que já foi traduzido para mais de 9 línguas até hoje.
O artigo "Getting to know your hot buttons" encontra-se no site Ready Solutions Ltd.
Tradução JVF, direitos da tradução reservados.