Escrito por:
Publicado em:
Eu não estou aqui para lhe dizer que a comunicação não verbal é mais influente do que a comunicação verbal. Isso você já sabe, certo?
Mesmo assim, como você pode aproveitar o poder da comunicação não verbal sem passar anos estudando-a? Você terá quatro ótimas ideias até o final desse artigo.
Tudo começa com a congruência. A congruência ocorre quando você está alinhado por dentro e por fora. Em outras palavras, não existe conflito interno ou sinais de hesitação. Quando você está congruente, você é poderoso.
A congruência é um estado raro. Se você observar as pessoas ao seu redor, você provavelmente vai testemunhar mais sinais de hesitação, incerteza e conflito interno.
Por exemplo, quando alguém diz que está entusiasmado com alguma coisa, mas a voz dele está chata e sem vida, você sabe que, na realidade, ele não está se sentindo entusiasmado, certo?
A comunicação verbal dele (as palavras) diz: "Sim, eu estou entusiasmado". A comunicação não verbal dele (o tom da voz) diz: "Ehh, não importa."
A comunicação não verbal conta a verdadeira história mais do que as palavras que falamos.
É o nosso tom de voz, a expressão facial, os gestos, o movimento dos olhos e outros comportamentos não verbais que revelam o que realmente está acontecendo no nosso interior.
Claro que, quando as suas palavras faladas combinam com a sua comunicação não verbal, então você está congruente.
Por que a congruência é tão poderosa?
Pela mesma razão que apoiar as suas palavras com comportamento é poderoso. Quando você fala o que faz e faz o que fala, você ganha respeito naturalmente.
Quando você é coerente com o seu próprio discurso, você se torna confiável. Você está sendo autêntico quando as suas palavras e comportamentos estiverem alinhados para gerar uma única mensagem.
Quando a sua comunicação não verbal NÃO combina com a sua comunicação verbal, então você estará enviando (na melhor das hipóteses) uma mensagem conflitante.
Então, aqui está o verdadeiro ponto: a comunicação não verbal é comportamento. Se esses comportamentos não verbais (expressões faciais, tom de voz, gestos, etc.) não combinarem com as suas palavras faladas, então você estará enviando mensagens contraditórias por omissão.
E, todos nós tendemos a acreditar nos comportamentos não verbais mais do que nas palavras – mesmo quando reagimos positivamente às palavras por uma questão de cortesia ou perplexidade.
Então, o que vamos fazer com tudo isso? Aqui estão quatro ideias:
Na verdade podemos fazer muitas coisas! Na PNL, nós compreendemos a comunicação não verbal tanto quanto a comunicação verbal e trabalhamos com elas de uma forma holística.
1. Deixe transparecer a sua congruência. Se você estiver entusiasmado, fique entusiasmado! Se estiver triste, fique triste. Pare de tentar esconder como você pensa e sente. Dessa forma, os outros terão uma experiência clara e inconfundível sobre você. Suas necessidades serão mais transparentes e mais propensas de serem abordadas.
2. Se você estiver em conflito, esteja em conflito congruentemente. Não há necessidade de esconder (na maioria dos casos). Basta estar em conflito. Expresse a sua indecisão, confusão ou esforço. Essa é uma ótima maneira de superá-las.
3. Se você enxergar uma pessoa se comunicando com conflito interno ou com falta de congruência (dependendo do seu nível de rapport) expresse isso para ela. Isso é especialmente importante se você estiver pedindo que ela faça algo por você ou com você. Se você estiver em rapport, você pode chegar ao âmago das objeções ocultas antes que o conflito interior dela se transforme em autossabotagem.
4. Não tome decisões incongruentes. Quando as decisões são importantes, não se arrisque a tomá-las no meio do conflito interno. Imagine: toda decisão importante em sua vida é tomada com os olhos abertos e um sentimento de alinhamento interior! Isso não garante que cada movimento que você faz vá sair como esperado. Entretanto, isso realmente significa que você terá menos arrependimentos e fracassos.
As pessoas que aprendem PNL sabem como reagir e ajudar os outros a se tornarem mais congruentes. Considere aprender como reconhecer a congruência ou a falta dela e a trabalhar com ela para criar estados poderosos de alinhamento interior.
O artigo original "Four Ways to Empower Yourself with Non-Verbal Communication" encontra-se no site: inlpcenter.org