Sentindo-se rejeitado? Aproveite a oportunidade para se sentir bem.

Escrito por: 

Publicado em: 

ter, 07/11/2017

Se você está se sentindo mal rotineiramente, a perspectiva de se sentir bem o tempo todo pode ser assustadora. De fato, tão assustadora que você pode muito bem evitar inteiramente os sentimentos positivos e continuar se sentindo rejeitado.

Um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Research sugeriu que a causa principal da depressão era o ato de anular os sentimentos positivos. Os sentimentos positivos estavam lá. As pessoas simplesmente encontram meios de evitá-los.

Se esse é você, não pode haver objetivo mais importante do que aprender a incluir esses sentimentos positivos. Afinal, quais seriam os seus objetivos na vida se eles não incluíssem se sentir bem?

Então, imagine sentir o seu máximo a cada dia. O que aconteceria?

Abaixo estão algumas respostas habituais das pessoas que se sentem rejeitadas rotineiramente:

As pessoas esperam muito de mim.
Eu vou me preparar para as notícias ruins e a desilusão.
Isso não vai durar muito, então por que se preocupar?
Eu não mereço me sentir tão bem.
Isso é Poliana - não é como funciona o mundo real.
Não é assim que me sinto.

E assim nós falamos para nós mesmos de uma maneira que não nos sentimos bem. É uma forma de autossabotagem.

Esse diálogo interno pode ser um hábito tal que você realmente precise se treinar para tolerar se sentir bem! Se é isso que você precisa fazer, então faça-o. As etapas a seguir irão ajudá-lo ao longo do caminho.

1. Identifique o padrão.

Esse é o padrão - um hábito - evitar sentimentos positivos. Veja-o como um padrão. A fim de reduzir o sentimento rejeitado, dê um passo mental para trás e considere vários exemplos do padrão ao longo do tempo. O primeiro passo para quebrar um padrão é saber que ele está lá.

2. Considere como você aprendeu a fazer isso.

Quando você quer desaprender um hábito, às vezes ajuda identificar como você o aprendeu na primeira vez. Onde e quando você aprendeu a evitar sentimentos positivos? Esse comportamento foi modelado para você? Você já sofreu porque expressou sentimentos positivos?

Independente de quando e como você aprendeu esse padrão, provavelmente ele agora não é mais apropriado para você, certo? Isso é importante para entender como seguir em frente.

3. Reafirme-se.

Você precisa agir contra qualquer uma das mensagens negativas acima reafirmando-se. Aqui estão alguns exemplos de como agir contra o diálogo interno negativo acima mencionado.

Negativo: As pessoas esperam muito de mim.
Contra: Eu posso administrar as expectativas à medida que elas surgirem.

Negativo: Eu vou me preparar para as notícias ruins e a desilusão.
Contra: Notícias ruins podem aparecer, mas eu posso lidar com elas. Enquanto isso, está correto eu me divertir.

Negativo: Isso nunca duraria, então por que se preocupar?
Contra: Experiências positivas podem durar e muitas vezes realmente duram. Eu aguento.

Negativo: Eu não mereço me sentir tão bem.
Contra: Os bons sentimentos são uma parte natural da minha mente e do meu corpo. Fazem parte da vida e fazem parte de mim.

Negativo: Isso é Poliana - não é como funciona o mundo real.
Contra: Posso permitir que os sentimentos positivos façam parte do meu mundo real.

Negativo: Não é assim que me sinto.
Contra: Estou aprendendo a gostar dos sentimentos positivos e me identifico com eles, pouco a pouco.

4. Seja paciente consigo mesmo.

Você agora está em treinamento. Identificou um padrão e está começando a revertê-lo. Se você tiver o hábito de evitar os sentimentos positivos para manter a sensação de se sentir rejeitado, então pode levar algum tempo para se reciclar novamente. No entanto, você vai ficando cada vez melhor nisso. Seja paciente consigo mesmo ao aprender essas novas habilidades.

5. Faça disso uma prática pessoal.

Não espere a perfeição. Os dois sentimentos, os positivos e os negativos, são inevitáveis. Todos nós experimentamos uma variedade de emoções e nem todos os dias serão cheios de felicidade. Nem espere que sejam. Basta continuar trabalhando e a sua prática de se sentir bem irá se desenvolver.

Em três meses, você vai se sentir melhor do que hoje de uma forma consistente. Em um ano, você estará muito mais longe do que imagina. Basta continuar na direção certa!

O artigo original "Feeling Rejected? Take the Opportunity to Feel Good" enconta-se no site inlpcenter.org

Categoria: