Usando a ressignificação da PNL para lidar com a decepção

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 15/01/2020

Será que você pode usar a PNL para lidar com a decepção?

Claro. O método que me vem à mente é a ressignificação da PNL.

A ressignificação faz parte dos treinamentos de Certificação do Practitioner de PNL. No cerne da ressignificação repousa a suposição de que a vida não oferece um significado inerente. As coisas significam o que nós as fazemos significar no nosso interior.

É por isso que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e reagir de uma forma muito diferente. A informação que entra através do sentido é filtrada, entre outras coisas, pelos nossos sistemas de crenças.

Por exemplo, suponha que um copo de cerveja com um saudável "colarinho" esteja sobre a mesa da sala de jantar. Como você reage a esse copo de cerveja está relacionado ao que você acredita sobre cerveja ou álcool.

       Uma pessoa estritamente religiosa pode ver a cerveja como um pecado a ser evitado.
       Um alcoólico em recuperação pode ver a cerveja como o símbolo do fracasso e da ruína pessoal.
       Um indivíduo típico pode ver a cerveja como a recompensa pelo trabalho duro do dia.
       E assim por diante…

Não há nada sobre o copo de cerveja que sugira que ele significa alguma coisa. É um recipiente contendo um líquido com certas propriedades que rotulamos como cerveja. A partir daí, todos nós interpretamos o significado da cerveja com base na nossa experiência interior, o que varia tremendamente.

A ressignificação da PNL nos lembra de tudo isso e nos mostra como escolher conscientemente o significado que funciona melhor, dada a nossa situação individual.

Usando a ressignificação da PNL para a decepção: meu exemplo pessoal

Essa manhã eu levei minhas filhas gêmeas ao Departamento de Trânsito para fazerem o teste para obter a carteira de motorista delas. Elas estavam muito animadas para dizer o mínimo. Esse tinha sido o principal assunto nos últimos meses.

Chegamos ao balcão da recepção aonde fomos atendidos e mandados embora. Eu só tinha as cópias das certidões de nascimento, não as originais. E foi isso. Duas horas desperdiçadas. Agora eu precisava pedir as originais para o cartório no estado do Novo México. Parece que vamos ter que aguardar mais duas semanas para conseguir as carteiras de motorista!

Na volta para casa, a decepção criou uma atmosfera pesada no carro. Aí a Morgan disse: "Bem, pelo menos vamos ter mais tempo para estudar para o teste."

"E tivemos um dia de folga da escola", disse a Hannah.

"Também passamos algum tempo juntos", respondeu a Morgan.

Hannah retrucou com: "E eu tive um dia extra para terminar o meu trabalho de história."

Finalmente, a Morgan disse: "Se você nos levar para almoçar agora, isso vai ser perfeito!"

"Feito!" exclamei.

Não havia mais decepção. Ela foi ressignificada. As meninas deram um significado novo à situação, se sentiram muito melhor e seguimos todos para o restaurante sem problema.

A ressignificação da PNL ensina como fazer isso com qualquer decepção ou desafio que você possa estar enfrentando. Quando você estiver consciente do fato de que realmente pode atribuir um novo significado à situação, você se torna uma pessoa flexível que não fica imobilizada com muita frequência.

O artigo original "How to Use the NLP Reframing Technique to Handle Disappointment" encontra-se no site: http://inlpcenter.org
 

Categoria: