Livro do Mês - Julho de 2006
Golfinho indica como "Livro do Mês" duas obras: Vivenciando Erickson, de Jeffrey K. Zeig, Editora Livro Pleno Ltda., e O Homem de Fevereiro, de autoria de Milton Erickson e Ernest Lawrence Rossi, Editorial PSY. Milton H. Erickson, -- cujo extrato biográfico o leitor encontra aqui em Golfinho, -- Virginia Satir, e Fritz Perls, foram figuras fundamentais para a criação e desenvolvimento da Programação Neurolinguística. Serviram de modelos, deram a Bandler e a Grinder a possibilidade de gerarem o que chamamos de modelagem. E Erickson, especificamente, com suas técnicas subliminares, indutivas, deu as ferramentas necessárias aos criadores da PNL para o desenvolvimento do que chamamos de Modelo Milton, inverso do metamodelo. Todas, ferramentas fundamentais para o sucesso da PNL.
Em Vivenciando Erickson Jeffrey Zeig, psicólogo clínico e consultor, que trabalhou mais de seis anos com Erickson e, após o falecimento deste, organizou a The Milton Erickson Foundation Inc, atualmente com filiais em praticamente todos os países do mundo, -- dá um enfoque panorâmico das técnicas ericksonianas e nos fala um pouco da pessoa, do ser humano chamado Milton Erickson. Encontramos também transcrições de trabalhos desenvolvidos por Jeffrey Zeig, sob supervisão do famoso hipnoterapeuta. Erickson foi uma pessoa múltipla, impar, intuitivo, profundamente criativo deixando aos pósteros não um modelo, mas modelos, como se depreende da leitura do livro que ora comentamos. Com 285 páginas, detalhando – sob a perspectiva de Zeig, -- o processo criativo de Erickson, sua maneira de abordar o paciente, suas experiências pessoais com o famoso terapeuta, relatos de casos observados, os usos de analogias e associações indiretas, transcrição do encontro Zeig-Erickson, e muito mais, o leitor vai conhecendo, como num espelho, as múltiplas faces do grande legado que Milton Erickson deixou a posteridade, tanto no campo terapêutico como comunicacional.
Em O Homem de Fevereiro, Ernest Lawrence Rossi, psicólogo clínico, analista junguiano, organizador dos quatro volumes de The collected papers of Milton H. Erickson on Hypnosis, autor de Os Sonhos e o Desenvolvimento da Personalidade (Summus), e de A Psicobiologia da Cura Mente-Corpo (Livro Pleno) – é, como bem está sintetizado na contracapa da obra, "um registro raro do gênio pioneiro de Milton H. Erickson, em facilitar a evolução de novos padrões de consciência e identidade numa mulher jovem". Relato único, completamente documentado, mostra Erickson na melhor de sua forma. Livro científico, mas de saborosa leitura. Obra profundamente séria e alegre, exalando otimismo, bom humor, é de indispensável leitura. São 292 páginas de aprendizado psicoterapêutico e comunicacional.
Ambas as obras ora comentadas apresentam farta bibliografia.
João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado