Cinestésico

Termo do Mês - Janeiro de 2019

“Cinestésico” é um termo usado na PNL para se referir a experiências táteis e a sensações corporais. O sistema representacional cinestésico é considerado uma das três modalidades principais com as quais construímos os nossos modelos de mundo.

As pessoas que são principalmente orientadas cinestesicamente, para aprender e entender, precisam se mover e tocar. Elas aprendem fazendo e interagindo fisicamente com o mundo ao redor delas. Alunos cinestésicos podem experimentar dificuldades nas escolas tradicionais porque o padrão dos métodos de educação coloca mais ênfase nos sistemas de representação visual e verbal. Eles costumam se tornar atletas e dançarinos excepcionais, devido à sensibilidade deles com seus corpos e sensações.

As pessoas cujo sistema representacional mais elevado é cinestésico aparentam serem mais voláteis, irracionais e excessivamente sensíveis do que as pessoas mais visuais ou verbalmente orientadas.

Indivíduos que têm uma sensibilidade cinestésica subdesenvolvida podem aparentar serem dissociados e desajeitados. Eles são frequentemente sentidos como "frios" pelas pessoas que são mais orientadas cinestesicamente. A falta de contato com o sistema cinestésico também pode levar à passividade. Uma pessoa que é muito visual, mas com um baixo grau de sensibilidade cinestésica, por exemplo, tende a se tornar um “sonhador” ou um “observador”. As pessoas que são altamente verbais, mas não têm contato com o sistema cinestésico delas, tendem a ser muito racionais, mas podem ser abstratas e insensíveis, como um robô ou um computador.

Uma pessoa sem contato com a sua vivência cinestésica tenderá a ser “uma pessoa sem os pés no chão”. O sistema representacional cinestésico parece ser essencial para tomar boas decisões e fazer julgamentos ecológicos. As pessoas costumam falar sobre controlar as suas sensações para tomar uma decisão ou determinar que ação tomar.

Para mais informações use a pesquisa interna: Cinestésico

Termo do Mês - Janeiro de 2019