Termo do Mês - Março de 2018
A linguagem corporal é um aspecto fundamental da comunicação não-verbal. A linguagem corporal envolve pistas e sinais como expressões faciais, gestos, postura corporal e movimentos oculares. Existem dois aspectos da linguagem corporal: macro e micro. No nível macro, nossos corpos podem refletir muito sobre os nossos estados internos. A postura corporal, por exemplo, é um bom indicador do grau de atenção de uma pessoa, ansiedade e outros estados emocionais. No nível micro, a linguagem corporal pode indicar sutis processos cognitivos, como aqueles identificados pela noção da PNL das pistas de acesso. Segundo a PNL, por exemplo, quando os olhos de uma pessoa se movem para cima e para a esquerda, isso indica uma memória visual. O movimento dos olhos para cima e para a direita, por outro lado, indicaria uma imagem construída, uma fantasia visual.
De acordo com Gregory Bateson, cerca de 92% da informação comunicada em uma interação são transmitidas através de pistas não-verbais, como a linguagem corporal. A maioria das técnicas e intervenções da PNL envolve a capacidade de interpretar e prestar atenção na linguagem corporal.
Duas pessoas sentadas lado a lado olhando um relatório poderia ser uma metamensagem sobre um tipo de estado e de condição diferente do que se uma pessoa estivesse sentada com os braços cruzados enquanto a outra estivesse andando pela sala de uma maneira agitada.
Para informações mais completas use a pesquisa: Linguagem Corporal
Termo do Mês - Março de 2018