PNL e as âncoras negativas ou ‘botões quentes’

Escrito por: 

Publicado em: 

ter, 02/06/2015

Botões quentes negativos

Acontece com todo mundo. Numa hora você está se sentindo de bom humor, pensando claramente, olhando para o lado brilhante da vida. Então algo acontece e o seu humor muda e você se sente para baixo ou irritado.

Isso acontece por causa do que é chamado na PNL de Âncoras Negativas. Aqui na Pegasus nós também as chamamos de ‘botões quentes’ porque é como se alguém pressionasse o nosso botão de ‘humor negativo’ e o nosso humor mudasse instantaneamente! E isso também pode acontecer mesmo se você for um usuário muito interessado em PNL, como me aconteceu outro dia.

Elevação da tensão no supermercado

Eu estava em um dos meus locais favoritos para observar as pessoas – a fila do supermercado. Terminadas as compras, eu olhei para as filas dos caixas e selecionei um caixa com apenas uma cliente. Ela tinha acabado de empacotar suas compras e estava falando com a caixa enquanto pegava sua bolsa. Eu estava olhando em volta observando as pessoas nas outras filas.

Aí eu percebi que as coisas tinham emperrado no meu caixa. A mulher e o caixa ainda estavam conversando e ela estava entrando com os números no leitor de cartão do banco com seu rosto a centímetros do visor do leitor. Algo estava acontecendo e nesse momento um dos supervisores tinha se aproximado.

“Não,” disse o caixa, “os seus cartões foram bloqueados”. (Aqui na Grã-Bretanha se você entrar três vezes com a senha errada, o cartão é bloqueado – você tem que ir ao banco para desbloqueá-lo.) “Certo,” disse o cliente, “eu tenho outro cartão.”

Mais uma vez houve discussão entre os três e, com o rosto quase tocando o leitor do cartão, ela entrou com os números. "Não", disse o caixa "esse número não foi reconhecido". (Agora percebi que eu estava ficando impaciente e pensando: "Ah, pelo amor de Deus, porque ela não desiste e usa óculos – obviamente ela não consegue enxergar a tela do leitor de cartão!")

Em sua terceira e última vez com esse cartão, ela colocou corretamente os números e a transação foi aceita! ("Bem, graças a Deus", pensei comigo mesmo: "agora posso pagar minhas compras e sair daqui! – Eu tenho outras coisas para fazer".) Eu não estava realmente irritado, ainda, mas definitivamente estava me movendo nessa direção.

A luva cor de rosa felpuda

Enquanto isso, os diferentes cartões de crédito foram colocados de volta na bolsa, as sacolas e as luvas foram reunidas e a mulher se dirigiu para a saída. E quando eu estava prestes a arrumar a minha sacola, notei a luva cor de rosa felpuda. "Acho que ela esqueceu a luva," eu disse ao caixa. (Eu sou rápido em resumir situações como essa – deve ser todos esses anos de PNL.)

O caixa gritou por ela – mas não foi ouvido. Então eu peguei a luva rosa e corri atrás dela. Felizmente, ela ainda estava na loja – ela tinha parado para reorganizar a sua bolsa e as sacolas de compras. E foi aí que eu percebi as botinhas fofas cor de rosa. E o lenço de lã cor de rosa. Ela tinha cerca de 1 metro e meia de altura, entre 50 e 60 anos, e parecia bastante estressada. Ela olhou para mim com grandes olhos tristes, me reconheceu e disse: "Eu sinto muito por tê-lo feito esperar..."

Agora quaisquer vestígios de irritabilidade haviam desaparecido. "Você esqueceu sua luva," eu disse entregando a ela. "Oh, muito obrigado – eu não estou tendo um dia muito bom hoje, não é!?" Eu disse: "Esse tipo de coisa acontece com todos nós." Nós sorrimos e eu corri de volta para o caixa.

"Ela esqueceu os óculos, sabe como é," disse o caixa "e não estava em condições de ver as teclas para digitar a senha."

"Mas a PNL não o torna imune a essas coisas?"

Bom, não é bem assim que ela funciona – a PNL não tira a nossa capacidade de sentir emoções "negativas". Nem os praticantes de PNL vivem em uma bolha de positividade e felicidade durante todo o dia.

É, alguns vivem nela por um tempo. Geralmente é porque eles já participaram de certos tipos de workshops de PNL de alta energia ser-o-melhor-que-você-pode-ser. Posteriormente, por semanas ou meses, eles andam por aí com um sorriso radiante, advertindo os outros por não serem "positivos" e tentando converter todos à versão deles do renascimento da PNL. Felizmente para eles essa fase geralmente passa quando descobrem que seus amigos começaram a evitá-los – ou fazem um outro workshop tipo "bobo alegre".

PNL no mundo real

No mundo real, a PNL funciona muito bem. Usá-la não nos torna imune aos altos e baixos emocionais, mas nos dá as ferramentas para assegurar que:

1. Não nos sentimos mal com frequência.

2. Não nos sentimos tão ruim se um botão quente for ativado.

3. Não permanecemos com mau humor por muito tempo.

4. Aprendemos com os contratempos – tornando-os menos prováveis de ocorrerem novamente.

No meu caso, as luvas felpudas e as botinhas cor de rosa e, especialmente, aqueles grandes olhos tristes fizeram isso para mim. Isso ocorreu algumas semanas atrás e eu descobri que o meu "botão quente da impaciência” já não funciona mais tão bem.

Então, o que fazer com esses botões quentes inúteis?

Da próxima vez que você experimentar uma mudança de humor repentina e indesejável:

(1) "não era eu – era apenas um velho gatilho."

(2) "certo, vamos descobrir como isso aconteceu..."

(3) "Ok, é hora de despachar essa âncora negativa!"

(1) "Não era eu – era apenas um velho gatilho."

Aceite que ter o botão quente 'pressionado' não é pecado nem é uma fraqueza pessoal. Aceite que foi uma reação automática em vez de uma escolha deliberada. Uma âncora negativa é simplesmente um programa da mente-corpo aprendido que você pegou em algum lugar ao longo do caminho. E agora que você já identificou essa vulnerabilidade, ela será ativada menos facilmente no futuro.

(2) "Certo, vamos descobrir como isso aconteceu..."

Agora você precisa descobrir o que exatamente disparou a mudança de humor. Então você pensa no momento anterior à mudança de humor para descobrir ao que você reagiu. Foi algo que você viu nesse artigo? Algo que alguém disse – ou o tom de voz – ou o ‘jeito’ dele?

Seu alvo é esse gatilho – porque esse é o sinal para a sua neurologia e a química mudarem o seu humor.

(3) "Ok, é hora de despachar essa âncora negativa!"

Encontrar-se com esse gatilho causou a mudança no seu humor. Agora você tem que fazer algo sobre como o gatilho o afeta – caso contrário, você será sempre vítima dele.

A boa notícia é que simplesmente identificar o gatilho de uma âncora negativa, e depois continuar a perceber como ele o afeta cada vez, pode ser bastante efetivo na redução do seu impacto. Isso é em parte porque ele já não está operando escondido e, em parte, porque agora você tem a razão para as repentinas mudanças de humor.

E, se você realmente quiser despachar essa âncora negativa, use a técnica do Swish da PNL para usar a visualização na redução significativa do seu poder.

O artigo original NLP and Negative Anchors or 'Hot Buttons' foi publicado no site Pegasus NLP.

Categoria: