PNL e o gerenciamento do peso

Escrito por: 

Publicado em: 

ter, 08/01/2019

A PNL nos fornece muitos insights interessantes e úteis sobre como gerenciar o próprio peso. Um particularmente útil é o modelo TOTS.

Não é só o que você come – como você come é que é o mais importante

A grande tentação para aqueles que desejam perder peso ou mudar a forma do corpo é comprar uma dieta ou a compra de um sistema. Tudo baseado na crença de que em algum lugar existe uma dieta perfeita ou um sistema perfeito para perder peso.

E, é claro, muitas empresas reconheceram isso e fornecem produtos ou serviços para atender essa crença. E as pessoas pagam muito caro por isso. E acontece uma das três coisas:

1. O método não funciona – então elas procuram um novo sistema ou uma dieta mágica.

2. O método funciona – pelo menos até que elas parem de seguir o método e começam a comer alimentos normais ou parem de frequentar as aulas de perda de peso

3. O método funciona e continua a funcionar – porque a pessoa muda seu estilo de vida, suas crenças e a autoimagem.

Não há resposta certa ou método certo para perder peso. É tudo uma questão de descobrir o que funciona melhor no seu estilo de vida e na sua personalidade.

Verificar ‘como’ você come, também importa

Ao explorar o que funciona melhor para você, dê tanta atenção a como você come, bem como o que ou quanto você come. E para isso, a PNL tem um bom método de auto-observação chamado de modelo TOTS.

Ele foi desenvolvido por Miller, Gallanter e Pribram há mais de meio século e, embora não seja um verdadeiro modelo de PNL, ele é muito usado na PNL.

As 4 etapas do TOTS

O TOTS facilita a identificação das etapas pelas quais passamos em qualquer coisa que fazemos. Tome, por exemplo, a atividade de comer. Existem quatro passos ou etapas no processo.

1. Gatilho: algo que o faça saber que é hora de comer. Isso pode ser ver uma comida, ouvir sobre comida, pensar em comida ou sentir fome. A principal coisa a reconhecer é que algo inicia o processo de comer.

2. Ação: assim que o gatilho for ativado o cérebro começa a procurar maneiras de realizar o processo – comer. Podemos ir até a geladeira, comprar comida ou cozinhar. Mas o TOTS ou o nosso programa de consumir comida se iniciou.

3. Alvo: o que você quer conseguir comendo? Qual é o seu objetivo? Pode ser se sentir satisfeito, acabar com a sensação de fome, apreciar o sabor da comida ou mudar o seu humor.

4. Saída: tendo atingido o seu alvo, o que você faz a seguir? Você procura mais comida, se sente culpado por ter comido, toma uma bebida, sai para uma caminhada ou se deita no sofá?

Como o TOTS pode fazer a diferença

Para ver como o TOTS funciona, vamos comparar como duas pessoas abordam o tema comida – Mike e Kate.

TOTS do Mike para comida

Vamos iniciar dando uma olhada no Mike primeiro. O TOTS ou a estratégia dele funciona assim:

(1) Gatilho: é o que ativa a nossa neurologia para querer comer. E o Mike tem vários desses gatilhos:

• se sente irritado ou ansioso ou com fome

• vê anúncio de comida em qualquer lugar

• cheiro de comida

• ouve os outros falando sobre comida.

Então, isso significa que durante todo o dia, Mike encontrou muitas mensagens que o focam na próxima etapa – comer.

(2) Ação: é o que fazemos quando a neurologia da comida é ativada. Uma vez que a neurologia e a química da comida de Mike foram acionadas, ele:

• procura comida

• começa a comer "com entusiasmo"

• muitas vezes come enquanto assiste TV ou fazendo outras coisas

• continua a comer com entusiasmo até que não haja mais nada para comer

• amplia a sua pesquisa para descobrir ainda mais comida – por exemplo, descobre uma nova loja de comida

• come mais.

(3) Alvo: esse é um sinal muito importante: "como você sabe que é hora de parar?" Às vezes deliberadamente tomamos essa decisão, mas, mais frequentemente, é uma coisa inconsciente. Os sinais para parar mais comuns incluem:

• prato vazio

• acabou a comida na mesa

• sente-se satisfeito

• não está mais com fome

O alvo do Mike é se sentir satisfeito. Então ele continua comendo até sentir essa sensação e ser incapaz de comer mais E, para que ele não precise fazer compras com muita frequência, os seus armários, o freezer e a geladeira sempre contêm muita comida para quando ele parar de se sentir satisfeito.

(4) Saída: é o que você faz quando termina – nesse caso, depois de terminar de comer. No caso do Mike, ele está tão satisfeito que não faz mais nada a não ser ficar sentado – e, uma vez que a sensação de estar satisfeito diminui, ele provavelmente começa a estratégia do TOTS de novo.

Que tal um TOTS diferente para a comida?

Estratégia da Kate para a comida

(1) Gatilho: Ela tem apenas um gatilho para comer – sentir fome. Se ela não sentir essa sensação, ela não começa a comer.

(2) Ação: Kate gosta da comida dela. Então ela demora desfrutando a comida: come pequenos pedaços, mastiga bem e faz pausas entre uma garfada e outra. Ela se diverte.

(3) Alvo: Kate é bem clara sobre o alvo dela. É chegar a um estado em que ela não tenha mais a sensação de fome. Uma vez que ela experimente isso, ela cessa a estratégia de comer. Ela não está preocupada em deixar comida no prato – ela atingiu o seu objetivo.

(4) Saída: Quando ela tiver atingido o seu objetivo, a estratégia de comer rapidamente se torna uma coisa do passado. Ela passa a se ocupar com outras coisas.

Qual é o impacto?

Examinamos essa estratégia no início de cada curso de Practitioner de PNL que realizamos. Não faz muito tempo, quando perguntei ao grupo "Qual é a diferença entre o impacto de uma estratégia contra a outra?", uma pessoa respondeu "cerca de 40 quilos!"

Analisado puramente em termos de peso e volume, não é a qualidade da comida que Kate e Mike comem que importa – o que importa é a estratégia alimentar de cada um. E se eles fossem trocar de estratégias por um ano, a mudança para cada um deles seria dramática.

Pontos de ação

Há muitas maneiras de usar o TOTS para modificar como você come. Abaixo estão algumas para começar. Todas baseadas na estratégia da Kate.

1. Gatilho: esse é o menos fácil de mudar, pois os gatilhos tendem a operar automática ou inconscientemente. A menos que você tenha algum treinamento em PNL, pode ser melhor trabalhar nos outros três estágios. (Caso contrário, você terá uma variedade de métodos, incluindo o Padrão de Swish, Ancoragem, Mudança de História Pessoal e Negociação de Partes.)

2. Ação: Compare como você come com o modo como Kate faz isso e depois modifique gradualmente como você come. Kate presta atenção na comida. E ela come devagar, com atenção, saboreando e desfrutando da sua comida. Compare isso com o modo como você come e adote algumas das estratégias dela, como por exemplo, não fazer outra coisa enquanto estiver comendo.

3. Alvo: Esse é um excelente lugar para começar – e você já pode começar na próxima refeição. Note que a Kate fica feliz ao deixar comida no prato e que ela só come para saciar a fome – não para se sentir satisfeita.

4. Saída: vincule isso ao seu trabalho no alvo. Depois de ter saciado a fome, pare de comer e faça outra coisa – o objetivo é desviar os seus pensamentos da comida.

Tenha prazer em comer!

Normalmente há um conflito entre o que queremos e o que funciona melhor para um gerenciamento do peso duradouro e de longo prazo.

Nós queremos uma mudança instantânea. Isso é compreensível. Queremos um peso mais leve ou um tamanho menor instantaneamente – agora! No entanto, passamos a vida toda aprendendo a comer da maneira que fazemos. Por isso, vale a pena passar algumas semanas modificando apenas uma parte do nosso comportamento alimentar até que se torne "automático" como a nossa nova norma.

A propósito, isso não precisa ser feito isoladamente. Você também pode prestar atenção ao

1. o tipo de comida que você come

2. a quantidade que você come

3. o tempo da atividade física diária que você pratica.

Empregando muitos métodos sensatos para gerenciar o seu estilo de vida irá acelerar os resultados do gerenciamento do peso.

E isso, por sua vez, aumentará a sua moral e a motivação para manter o rumo – e manter um relacionamento saudável com, como Kate vê, um processo de comer maravilhoso, prazeroso e que melhora a qualidade da sua vida.

O artigo original "NLP and weight management" encontra-se no site: nlp-now.co.uk

Categoria: