Escrito por:
Publicado em:
O hábito mental que causa o estresse
Tudo dando errado. Isso é apenas parte da vida. A pergunta é, o que você está fazendo que aumenta o ataque dos sintomas que acompanham o estresse?
O simples hábito mental mencionado abaixo foi demonstrado para criar os seguintes sintomas de estresse:
• Estresse crônico
• Respostas reativas (em oposição às respostas proativas)
• Relacionamentos de baixa qualidade
• Sensações de depressão, isolamento e desânimo
• Falta de sono
Pesquisas recentes identificaram um hábito mental – a ruminação – que assegura baixa satisfação, humor deprimido e baixa produtividade nas pessoas que fazem isso de forma consistente. O contexto do estudo foi em um ambiente de trabalho, embora isso certamente se aplique a outras áreas da vida.
Ruminar significa:
1 - rever na mente repetidamente
2 - mastigar novamente o que já foi mastigado um pouco e engolido – mastigar o ruminado
Se você está ruminando, está mastigando o ruminado de pensamentos que já mastigou antes.
No entanto, existem indivíduos que de alguma forma parecem caminhar a passos ágeis pela desordem, sem qualquer ansiedade ou negatividade persistente. Um estudo sobre o comportamento no local de trabalho indicou que essas pessoas compõem cerca de 40 por cento da força de trabalho diária.
Outras permaneceram sobrecarregadas ao longo do tempo por inevitáveis conflitos com os colegas, tratamento injusto por parte de um supervisor ou de desacertos no local de trabalho.
Na verdade, algumas pessoas estão constantemente sobrecarregadas pelo estresse de problemas passados, até o ponto em que isso interfere no desempenho no trabalho e emperra as relações entre colegas e supervisores.
No estudo, implementado por Wayne Hochwarter, com a ajuda de Jim Moran, professor de Administração de Empresas na Universidade da Flórida e Christopher Rosen da Universidade do Arkansas, foram pesquisados mais de 600 funcionários trabalhando no escritório e no chão de fábrica.
Os 40 por cento que pareciam se livrar dos problemas de trabalho foram classificados como "aqueles que pensam no futuro" devido à sua capacidade inerente para superar os problemas do passado e focar no futuro. No entanto, 20 por cento dos participantes mostraram-se ruminantes, insistindo nos problemas do passado e permanecendo insatisfeitos sobre as transgressões. Os restantes 40 por cento dos entrevistados não se incluiram inteiramente em nenhuma categoria. Essas pessoas tinham vários níveis das duas tendências.
O estudo, publicado na revista "Organizational Behavior and Human Decision Processes" indicou que os ruminantes, aqueles incapazes ou não dispostos a esquecerem dos problemas, tinham uma carga muito maior de trabalho relacionada com as questões e sintomas do estresse.
Detalhamento
• 30% dos ruminantes tinham mais estresse no trabalho.
• 40% experimentaram má qualidade no sono (a questão do sono é interessante, visto que a ruminação é a principal causa da insônia).
• 25% indicaram que eram menos proativos no local de trabalho.
• 35% admitiram ter dificuldades em manter bons relacionamentos com os seus colegas e um surpreendente 50% relatou sentir-se deprimido, isolado ou desanimado no local de trabalho.
Os resultados permitiram aos pesquisadores entender a natureza autoinfligida da ruminação e seus efeitos prejudiciais sobre os funcionários. Eles recomendaram estratégias para ajudar a aliviar a negatividade dos problemas do passado.
Visto que os ruminantes têm dificuldades para esquecer os problemas, os pesquisadores fizeram várias sugestões para ajudar a lidar com os problemas e tocar a vida. Entre as sugestões, a primeira foi definir um limite de tempo em que uma pessoa poderia se deter sobre um evento particular.
Eles também aconselharam os ruminantes a construir rapport com os pensadores do futuro. Isso provavelmente iria influenciar o próprio humor deles e ajudá-los a se afastar do passado. Eles também poderiam aprender a olhar para a frente, e não para trás.
Além disso, os pesquisadores acharam que os ruminantes se beneficiariam ao procurar algo positivo para pensar.
Cada experiência ou evento é pontilhado com um ponto positivo ou o lado bom, e convertendo os pensamentos deles para se concentrarem no bom, vai ajudar a superar o mal.
Se tudo isso também falhar, é hora de sacar a arma secreta contra a ruminação. Aqui vai!
Tente este simples teste de 10 segundos para reiniciar rapidamente a sua mente e eliminar a ruminação que traz os sintomas do estresse:
1. Permita que a sua mente rumine – não resista.
2. Identifique um ruído de fundo, um comum. Poderia ser o zumbido de seu computador, o som de um ventilador, o refrigerador ou o tráfego distante. Escolha qualquer ruído de fundo consistente que esteja zunindo.
3. Agora, o teste de 10 segundos: sintonize-se exclusivamente a esse ruído de fundo. Ouça-o ativamente. Deixe-o preencher a sua mente e a sua consciência, como se isso fosse a única coisa que está acontecendo agora no seu mundo. Continue ouvindo o ruído por cerca de 10 segundos ou até que você sinta uma certa estabilização dentro de você.
Se você sentiu a sensação de estabilização depois de alguns segundos, há uma grande esperança para você. A qualquer hora, em qualquer lugar, você pode repetir esse simples padrão para limpar a cabeça, reiniciar e seguir em frente. Isso funciona porque sintonizar-se com um barulhinho externo realmente cria uma mudança no seu cérebro.
O artigo original "Stress Symptoms & the Common Mental Habit that Causes Them" encontra-se no site inlpcenter.org/