Golfinho apresenta aos seus leitores um livro de instigante leitura, que exige plena atenção, concentração: LIBERTE-SE. Talvez o leitor precise, primeiro, aprender a ler com técnicas de PNL, vivenciando as estratégias traçadas em FOTOLEITURA, de Paul R. Scheele, Summus Editorial, São Paulo.
Livros como LIBERTE-SE, A Árvore do Conhecimento - As bases biológicas da compreensão humana, de Humberto Maturana; A Estrutura da Magia - Um livro sobre Linguagem e Terapia de Bandler e Grinder; livros de Milton Erickson, e tantos outros autores mencionados na rica bibliografia de Golfinho merecem uma leitura técnica, contextual, para gerar compreensão a nível consciente e inconsciente – e FOTOLEITURA é uma obra fundamental para se aprender a ler.
LIBERTE-SE é de autoria de L. Michael Hall, e lançamento da Qualitymark Editora, do Rio de Janeiro. Hall, que é doutor em Psicologia Cognitivo-Comportamental, trabalhou com Richard Bandler. Seu primeiro livro, “The Spirit of NLP”, ainda não publicado em português, é um retrato dessa época.
Golfinho traduziu e editou diversos artigos do autor, entre eles "O Jogo do Cérebro", "Recursos usados, escritores prolíferos", "Você quer se tornar as suas percepções", e tantos outros são de imprescindíveis leituras. Seus artigos sobre venda, alguns clássicos, são muito utilizados em cursos e faculdades.
LIBERTE-SE como se afirmou é uma obra de leitura complexa, um mergulho em água cristalina de uma corredeira -- há clareza nas Estratégias para Autorrealização, subtítulo do livro, mas para acessar as energias e potenciais você precisa aprender a focar e vivenciar o objetivo.
Aliás, isso está muito claro no Prefácio: “Na autorrealização, você se realiza à medida que mobiliza todos seus recursos psicológicos internos, bem como seus recursos externos relacionais, sociais e ambientais para fazer de sua vida tudo o que ela pode ser”. PNL, pura PNL, embora o autor, como bom americano, denomina suas técnicas e enunciados de Neurossemântica. Bem, Bandler co-idealizou a PNL, depois criou a DHE, Grinder, o outro coidealizador da PNL, gerou o Novo Código. Interesses comerciais à parte as novas denominações e escolas da Programação Neurolinguística enriquecem as ideias originais: são ramificações autônomas de um mesmo tronco. Clonagens.
LIBERTE-SE possui 355 páginas de ricos ensinamentos e possibilidades de ecológicas vivenciações, divididos, como numa peça teatral, em Atos. No primeiro, Visão, Metáfora, Atitude, e Drama ensinam você a se trajar adequadamente para os novos atos: o Construto, Os Quadrantes, As Máquinas Impulsoras, e assim por diante, tudo muito bem ilustrado e explicitado.
No Ato II, o Cadinho, você aprende a misturar os ingredientes que geram mudanças. Você aprende a encontrar a Zona do Poder, a identificar a escolha heurística, a manejar o Ego, a Sinergizar.
Fluxos energéticos, Espelho, capitalizando problemas, Amor, são enfoques que irão direcionar o leitor a gestar uma cultura de autorrealização, a busca de uma plena liberação.
Um capítulo especial, Metaperguntas, enriquecem nossa capacidade de gerenciar a mente, a eliciar as estruturas de nível mais elevado que governam a nossa vida. “A metáfora que eu gosto de usar sobre isso envolve imaginar um diamante”, explica o autor apresentando uma lista de distinções de nível-meta com suas metaperguntas: “Então posso imaginar as muitas facetas do diamante de minha consciência como simplesmente diferentes facetas de minha percepção e de meu foco”
Examinar uma pedra preciosa, vê-la, senti-la, é um belíssimo aprendizado – LIBERTE-SE é um diamante. Lapidado. Uma riquíssima obra para o leitor explorar, concretizar mudanças, e descobrir-se diamante.
João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, doutorando em Hipnose