Programação Neurolinguística

Livro do Mês - Janeiro de 2013

Transformação e Persuasão no Metamodelo

O ano que ora se inicia, apresenta novidades em seu "Livro do Mês", uma delas pela inserção, pela vez primeira, de um livro eletrônico, que poderá ser baixado pelos leitores de Golfinho. E o mais importante, por se tratar de uma Dissertação de Mestrado em torno da Programação Neurolinguística, ou seja, a PNL ingressando vitoriosamente no mundo universitário. E mais um dado historicamente importante: de uma universidade brasileira, a USP, reconhecidamente a mais importante do país, recepcionar teses para uma ciência/arte nascida na década de 70, ainda num processo evolutivo. Uma ciência/arte tão jovem, que seus autores estão entre nós, treinando, escrevendo, discutindo individualmente, um processo, um achado, que irá exigir, amanhã, reescrever-se a história da psicologia e da comunicação humanas.

A autora da obra inovadora, tanto na forma quanto no conteúdo, é Regina Maria Azevedo. Escritora, professora, jornalista, com diversos livros publicados, entre eles "Redescobrindo o Prazer de Viver" catalogado nesse Portal. Regina é Doutora em Psicologia Social pela USP, e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo, com a obra ora apresentada como "Livro do Mês".

No livro a autora registra e nos mostra criativamente as origens da PNL, os pressupostos teóricos, com ênfase no Metamodelo, "sua relação com a linguagem e sua exploração por meio do processo de "modelagem". Há, aliás, uma excelente entrevista, publicada no "Diário da Saúde", em que a autora declara, enfaticamente, que a PNL, além de científica, "é um misto de ciência da comunicação com abordagem terapêutica", posição, aliás, manifestada pelos seus criadores, e por muitos autores, entre eles Steve Andreas. Com relação à cientificidade, Golfinho publicou um artigo que merece ser lido e/ou relido: Pesquisas sobre PNL

Em suas 183 páginas, Regina Maria Azevedo, vai nos apresentando à PNL, seus objetivos e pressupostos, desvenda a "Estrutura da Magia", de Richard Bandler e John Grinder. Explica ao leitor o que são Metamodelo, os filtros perceptivos, e nos introduz na mística gramática gerativo-transformacional, em linguagem e estilos adequados que permitem à compreensão também de quem é leigo no assunto. Os cursos de Practitioner e Master em PNL regra geral passam muito por alto no assunto, principalmente na explicação das Estruturas Profunda e Superficial, Ambiguidades.

Regina nos presenteia com as teorias de Noam Chomsky sob a ótica de Bandler e Grinder, sua aplicação na Programação Neurolinguística. Aprendemos a manusear Eliminação, Distorção e Generalização, e sua aplicação na comunicação e/ou na terapia. Seu propósito, segundo Regina, seria verificar as teorias gramaticais de Chomsky e sua relação com o Metamodelo: "Explorando o discurso do Sujeito submetido ao processo de modelagem, verificamos em que medida os novos conteúdos semânticos revelados pelas transformações poderiam influenciá-lo, a ponto de mudar sua visão de mundo" Sim, o mapa não é o território.

Na última parte a autora nos brinda com belíssimos passeios pelos meandros estruturais do Metamodelo: convencimento e persuasão, tanto a nível intrapessoal, como interpessoal. E mais: uma rica Conclusão, uma excelente Bibliografia, Glossário, além de singulares Apêndices (Categorias do metamodelo: classes especiais de Eliminação, Distorção e Generalização; Metamodelo e terapias), e um Anexo.

Uma obra pioneira que engrandece a PNL, que a transforma em objeto de estudo do mundo acadêmico, e que o leitor Golfinho tem acesso clicando no endereço:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27142/tde-01122006-173633/pt-br.php (Vá embaixo na página e clique em: Dissert_Regina_Maria_Azevedo.pdf)

João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL.

Para ler:

  • www.teses.usp.br   Vá embaixo na página e clique em: Dissert_Regina_Maria_Azevedo.pdf (1,019.91 Kbytes)