Padrão

Termo do Mês - Agosto de 2018

De acordo com o dicionário Merriam-Webster, padrão é "uma amostra confiável de traços, atos, tendências ou outras características observáveis de uma pessoa, grupo ou instituição". O termo "padrão" implica repetição e consistência. O dicionário Merriam-Webster salienta que a palavra também é usada para descrever "uma incidência frequente ou generalizada". Os padrões nos ajudam a categorizar e fazer previsões sobre fenômenos e eventos específicos e, assim, dar sentido à ampla diversidade das nossas experiências de vida. Nas palavras do antropólogo e teórico Gregory Bateson, um "padrão" é "um agregado de eventos ou objetos que permitirão suposições, em algum grau, (melhor do que randômico) quando todo o conjunto não estiver disponível para inspeção".

Os padrões se formam através dos relacionamentos dos elementos entre si. Eles resultam de uma configuração pretendida, natural ou casual, como um padrão de congelamento ou um padrão de eventos. Nosso mundo, nossas culturas e nossas realidades foram construídas a partir de padrões. Padrões de movimento são chamados de "dança"; padrões de som são chamados de "palavras" ou "música"; padrões de estimulação visual são chamados de "imagens", "formas" ou "figuras”. Existem padrões entre os padrões. “Autossemelhança ao longo da escala" é o termo usado para indicar a semelhança de um padrão com outro, por exemplo, quando uma pessoa percebe a semelhança entre os cânions criados pela erosão causada pela chuva no deserto e os "cânions" criados em uma caixa de areia quando um sprinkler é colocado perto. De acordo com Gregory Bateson, existe um "padrão que conecta" todas as coisas juntas como uma espécie de "mente maior", da qual nós, como indivíduos, somos um subsistema. Do ponto de vista da PNL, um padrão é essencialmente o reconhecimento da estrutura mais profunda por trás de uma coleção de estruturas de superfície. Padrões linguísticos e comportamentais, por exemplo, revelam processos mais profundos e mais penetrantes os quais organizam os resultados de superfície.

Encontrar os padrões é a atividade fundamental dos procedimentos de modelagem e de intervenção da PNL. Os padrões dos movimentos oculares, dos predicados, da postura, das sequências cognitivas, etc., formam a base da tecnologia e da metodologia da PNL. Todos os modelos e intervenções de PNL estão baseados na descoberta e na utilização dos padrões essenciais.

Para mais informações use a pesquisa interna: Padrão

Termo do Mês - Agosto de 2018