Posições Perceptivas da PNL ou “Perspectivas Diferentes”

Escrito por: 

Publicado em: 

seg, 23/03/2015

Em poucas palavras!

Nessa técnica de PNL você recapitula mentalmente (ou pré-visualiza) uma situação a partir de diferentes pontos de vista, a fim de enriquecer a sua apreciação do que está envolvido. É uma das primeiras técnicas ensinada e explorada em nosso programa de Habilidades Fundamentais da PNL, em New Forest.

Por que usar as Perspectivas Diferentes da PNL

  • Melhora a sua compreensão das outras pessoas.
  • Permite que você pense de forma mais flexível e mais criativa.
  • Fornece uma oportunidade de se afastar e considerar o assunto sem paixão.
  • O ajuda a avaliar a influência do seu comportamento verbal e não verbal sobre os outros, e a influência do comportamento deles em você.
     

Como usar as Perspectivas Diferentes

Use-as para revisar uma interação com outra pessoa - ou para se preparar para a próxima.

Faça em duas partes. A primeira fornece insights sobre a situação atual. A segunda parte permite você se beneficiar dos insights obtidos na primeira parte - enquanto mentalmente “faz a ligação” dos aprendizados.

Primeira etapa

Primeira Perspectiva

Veja a situação com os seus próprios olhos. Examine a reunião ou a interação como se você estivesse lá. Preste atenção aos seus próprios pensamentos e sentimentos. Considere as suas próprias necessidades.

Segunda Perspectiva

Imagine o que é ser a outra pessoa. Coloque-se no lugar dela - como se você estivesse olhando para si mesmo, vendo, ouvindo e se sentindo como a outra pessoa. Como é que você percebe “você estar lá”? A pessoa está em rapport com você? Ela está lhe respeitando? Será que ela está levando em consideração os seus pontos de vista?

Terceira Perspectiva

Tome um ponto de vista imparcial. Imagine que você está “lá” olhando para si mesmo e para a outra pessoa - vendo as duas pessoas falando, gesticulando, etc. Preste atenção especial ao comportamento não-verbal: a linguagem corporal e o som das vozes. Em seguida, considere como resultado dessa visão o conselho que você desejaria dar "a si mesmo" sobre como você está lidando com a situação.

Segunda parte

Agora repita o processo usando os insights e as recomendações obtidos na primeira parte. Examine a partir desses novos comportamentos - primeiro como você mesmo, em seguida, como a outra pessoa e, finalmente, a visão em separado.

Finalmente, pense nos próximos eventos em que esses insights poderão ser úteis. Examine-os mentalmente enquanto imagina que você está incorporando os seus novos aprendizados.

Aplicações

Faça isso com apenas uma interação por dia durante um ou dois meses e observe como melhora a sua capacidade de se comunicar eficazmente com os outros.

Artigo publicado sob o título “NLP Perceptual Positions or Different Perspectives” no site The Pegasus NLP Training.

Categoria: